UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Allan Scaravaglioni Bittencourt

Data e local de nascimento:
17/08/1979, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
88 kg / 1,90 m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Provas:
Dois sem e oito com

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de bronze e medalha de prata

Allan Bittencourt

Quando era sócio do Grêmio Náutico União, Allan não imaginou que conseguiria um bronze no dois sem timoneiro com Anderson Nocetti e uma medalha de prata no oito com timoneiro no Pan-Americano 2007. Foi no clube que conheceu o remo. Disposto a fazer algum esporte ele optou pelo que considerava mais diferente. Porém, diferentemente da maioria dos atletas que começa ainda quando criança, Allan tinha 19 anos quando experimentou suas primeiras remadas. Antes só tinha tentado a natação.

Entretanto foi no remo que ele começou a se entender como atleta e ainda aos 19 anos competiu pela primeira vez. Conforme o tempo foi passando, Allan foi levando seu treino cada vez mais a sério. Tanto que em 2000, quando tinha 21 anos, foi convocado para a seleção brasileira.

A oportunidade de defender as cores verde e amarela veio em boa hora. Dois anos depois viajou para Santo Domingo, onde competiu o skiff quádruplo dos Jogos Pan-Americanos. A medalha de bronze caiu bem, mas foi apenas um segundo depois do primeiro colocado. Allan, porém, se diz conformado. "Alguém tem que vencer", afirmou.

No Pan de 2007, ele competiu na categoria dois sem. E estava confiante para o dia da prova. A medalha de ouro conquistada nos Jogos Sul-Americanos de 2006, em Buenos Aires, serviu para dar um ânimo a mais para o barco de Allan. E os treinos de seis horas diárias acabaram corrigindo os últimos detalhes.

Fora do barco, Allan também só pensa no remo. Parou de pedalar, um de seus hobbies preferidos, para evitar que se machucasse. A idéia veio depois de 2005, quando ele foi atropelado enquanto voltava de um treino. Formado em psicologia ele afirma qual é sua superstição para competir: "Minha superstição é treino".