UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Alexandre Fernandes Ribas

Data e local de nascimento:
06/06/1972, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
91 kg / 1,93m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Quatro sem e oito com

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Sexto lugar no quatro sem e medalha de prata no oito com

Alexandre Ribas

A principal meta de Alexandre sempre foi o Pan. E foi por isso que ele rompeu uma abstinência quase dez sem treinar, para competir nos Jogos Pan-Americanos 2007. Entretanto a relação de Alexandre com o remo começou antes, em 1987.

Ele estava de férias e sem fazer nada quando, junto com um amigo, decidiu conhecer um esporte que lhe era curioso, o remo. "Falei com a minha mãe e ela me avisou que o namorado da prima dela fazia remo e foi ele que nos levou para conhecer o esporte". Alexandre não só conheceu, como também se apaixonou pelo remo.

Alexandre treinou de 1987 a 1995. Com 15 anos participou do Campeonato Paulista, mas não obteve sucesso. Mesmo assim não foi isso que tirou o ânimo de competir de Alexandre, mas sim uma séria lesão nas costas. Nessa época se empenhou em trabalhar como consultor de recursos humanos e abrir sua própria empresa, que atualmente lhe ocupa o pouco do tempo que resta atuando como atleta.

Em 2003, enquanto visitava uma empresa na Alemanha acabou encontrando a seleção brasileira de remo que havia participado do Mundial de Remo e também fazia escala em Zurique, local do encontro. "Na época o pessoal me perguntou se eu voltaria a treinar e eu disse que nem a pau".

Mas voltou. Inspirado pelos Jogos Pan-Americanos Alexandre resolveu fazer RPG e musculação para não sofrer mais as dores nas costas. Conseguiu e no Pan 2007 competiu na categoria quatro sem.

E a expectativa para a competição era a vitória. Porém, enquanto uma de suas embarcações acabou ficando em último lugar entre os finalistas, a outra conseguiu a medalha de prata. Ele ainda afirmou que qualquer medalha já lhe deixaria bastante feliz. "Para mim já é uma vitória gigantesca conseguir voltar a seleção depois de quase dez anos parado", afirma. Ele,que sabe que este será seu último Pan-Americano revelou antes de competir: "A equipe está indo para vencer, mas um bronze, para mim, é mais do que imagino". Terminou com a prata e mais do que satisfeito.