UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Melina Martins Teno

Data e local de nascimento:
19/08/1984, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
61 kg / 1,77 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Atacante

Clube:
Pinheiros

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Melina Teno

Aos 22 anos, Melina Teno pensa em se aposentar da seleção de pólo aquático. "É possível que depois do Pan, o pólo vire apenas um hobby para mim", afirmou a jogadora antes dos Jogos.

No Pan do Rio de Janeiro, a jogadora da seleção brasileira não obteve o mesmo mérito do último de 2003. Melina é integrante da seleção que perdeu o bronze para Cuba, e deixou o Brasil fora do pódio pela primeira vez na história, ficando na quarta colocação.

Formada em administração e comércio exterior, a atacante pretende investir na carreira para ter mais segurança. "Infelizmente, o pólo é muito amador ainda. Nós temos um salário, mas não é o que eu quero para o futuro", diz. "Só que, todo mundo que joga, ama o pólo. Seria ótimo poder viver só disso, mas não é possível", completa.

Ela não condiciona sua decisão ao resultado do Brasil no Pan. "A visibilidade de agora é algo passageiro. A mídia fica mesmo em cima dos esportes diferentes. Mas o pólo continua sem patrocínio", lamenta.

O Pan do Rio foi o segundo da jovem atleta, que participou da campanha de Santo Domingo-2003, quando o Brasil foi bronze. Melina diz que muita coisa mudou desde então. "Eu amadureci bastante e confirmei minha posição no time", avalia.

O início na modalidade foi por influência dos irmãos, aos 11 anos de idade. Melina não gostava muito da natação e resolveu apostar no esporte de equipe. Aos 15 anos, entrou para a seleção júnior e disputou o Sul-Americano de Barquisimeto, na Venezuela. "Depois da competição, resolvi ficar no esporte", conta.

Melina seria campeã sul-americana juvenil em 2001 e ganharia a competição na categoria principal em 2004 e 2006. A jogadora participou de dois pré-mundiais, em 2004, quando o Brasil foi bronze, e 2006, na vitoriosa campanha brasileira, no Rio de Janeiro. Este ano, ajudou a equipe nacional a chegar à décima posição no Mundial de esportes aquáticos de Melbourne, na Austrália.