UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Marina Canetti

Data e local de nascimento:
24/01/1983, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
67 kg / 1,69 m

Residência:
Long Beach (Estados Unidos)

Posição:
Centro

Clube:
Long Beach (Estados Unidos)

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Marina Canetti

A mais velha das irmãs Canetti também é a mais experiente, pois foi a única a participar do Pan-Americano de Santo Domingo-2003, ajudando o Brasil a conquistar o bronze. No Pan do Rio não teve o mesmo sucesso. Marina viu a seleção brasileira perder o bronze na disputa pelo terceiro lugar com a seleção de Cuba, por 6 a 5.

Mas se a medalha não veio, a centro teve a oportunidades de atuar ao lado de uma das irmãs em competições internacionais. No Pan do Rio, as três, Marina, Cecília e Manuela estiveram juntas defendendo o país, para orgulho do pai, Antônio, treinador do Flamengo.

Com total responsabilidade pela entrada das filhas no esporte, Antônio chegou a ser atleta do pai no clube carioca. "Foi meu primeiro técnico e me acostumei logo. Confesso que adorei e sei que ele está orgulhoso conosco, em nos ver aqui, todas juntas", afirma Mariana.

Por ironia, a primogênita foi a última a entrar para o pólo, aos 18 anos, uma semana depois que as irmãs mais novas trocaram a natação pela modalidade em equipe. Depois do pódio no Pan da República Dominicana, Mariana foi campeã sul-americana em 2004, mesmo ano em que ficou em terceiro lugar no pré-Mundial.

Na disputa por uma vaga no Mundial de Melbourne, ela teve a companhia da irmã Manuela. As duas integraram o time nacional no torneio classificatório realizado no final do ano passado, no Rio de Janeiro. O Brasil foi campeão invicto e depois ficou em décimo lugar na competição australiana.

Marina também teve a companhia de Manuela na disputa da Liga Mundial em 2005. Na competição de 2006, quem esteve no grupo foi Cecília. As duas estão juntas também na Universidade do Estado da Califórnia, em Long Beach. Marina entrou no curso de Estudos Americanos em 2005 e, desde então, passou a se destacar defendendo o time universitário.

Sua estréia, no primeiro ano, foi retardada em seis jogos até que a brasileira regularizasse sua situação para defender o time. Em sua primeira atuação, marcou três gols, encerrando a temporada com 16 no total. Em 2006, aumentou sua contabilidade para 31 gols em 20 partidas, sendo a terceira artilheira da equipe.