UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fernanda Palma Lissoni

Data e local de nascimento:
31/08/80, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
66 kg / 1,68 m

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Atacante

Clube:
Pinheiros

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Fernanda Lissoni

Fernanda Lissoni não teve sorte em sua estréia nos Jogos Pan-Americanos. Junto com as outras meninas perdeu de Cuba na decisão da medalha de bronze e ficou na quarta colocação. Nos últimos dois Pans, a seleção feminina de pólo ficou com o bronze.

Ao contrário da maioria dos jogadores e jogadoras de pólo, que chegam ao esporte depois de passar pela natação, a modalidade que ocupava o tempo da atacante Fernanda Lissoni era o handebol. A prática do esporte de quadra, contudo, também a ajudou na transição para as piscinas.

A entrada da jogadora no pólo aquático ocorreu por acaso. Quando tinha 16 anos de idade, Fernanda foi com cinco amigas "brincar" de pólo aquático na piscina do clube atlético da faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Dois anos depois, só ela ainda continuava a praticar o esporte.

O começo tardio, na opinião da jogadora, não a impediu de evoluir rapidamente. Depois do início na USP, ela foi convidada para jogar pelo Paulistano e, no ano passado, passou a defender o Pinheiros.

Durante dois anos, Fernanda praticou as duas modalidades paralelamente. Mas, em 1998, uma proposta para defender o handebol do Corinthians a obrigou a fazer uma escolha, já que teria de se dedicar inteiramente a um só esporte. "Até então, eu saía do treino do hand e ia para o de pólo", lembra. "Às vezes ainda tenho saudade", confessa.

Decisão tomada, a atacante foi chamada para a seleção júnior ainda em 1998 e, dois anos depois, passou a defender também o time adulto, mesmo ainda sendo atleta da categoria de base.

Com a equipe principal, as conquistas vieram a partir de 2004, quando a atleta integrou o time campeão sul-americano e terceiro colocado no pré-Mundial. Em 2006, Fernanda voltou a ser campeã sul-americana e, desta vez, ajudou o Brasil a vencer o pré-Mundial.

Em março, ela ajudou o time a conquistar a décima colocação em Melbourne, Austrália. O Brasil subiu três posições em relação ao Mundial de Montreal-2005, do qual Fernanda também participou.

Formada em Nutrição, a jogadora combina os horários de trabalho com os de treino, para não se afastar da seleção. Principalmente na preparação para o Pan, que começou com um intercâmbio de 15 dias nos Estados Unidos, antes da entrada na Vila.