UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Ana Carolina Vasconcelos

Data e local de nascimento:
07/11/1981, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
75 kg / 1,81 m

Residência:
Brasília (DF)

Posição:
Marcadora

Clube:
Pinheiros

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-07:
quarto lugar

Ana Carolina

Oficialmente, Ana Carolina ainda mora em sua terra natal, Brasília. Mas só oficialmente. Porque, em 2007, por causa do Pan-Americano, ela passou a maior parte do tempo em São Paulo, treinando com a seleção no clube que defende desde 2002, o Pinheiros. O esforço, no entanto, não foi capaz de levar a equipe ao pódio. As meninas terminaram no quarto lugar.

Um dos raros talentos do pólo aquático surgidos fora do eixo Rio-São Paulo, ao lado da capitã Flávia Fernandes, a marcadora conheceu a modalidade na secretaria de esportes da capital federal, seguindo os conselhos do irmão Pedro, que já praticava o esporte e achava que a irmã "levava jeito".

"Naquela época eu jogava vôlei e também já tinha feito natação. Mas fui ver como era o pólo e gostei", lembra a atleta, que passou três anos nas quadras antes de ir para as piscinas, aos 15 anos.

A primeira vez que representou o Brasil foi em 1999, pela seleção júnior, disputando o Sul-Americano e o Mundial da categoria. No ano seguinte, entrou para o time adulto para a disputa do Pré-Olímpico. Durante duas temporadas, acabou atuando nas duas equipes, a júnior e a principal.

Para Ana Carolina, há muitos talentos escondidos por todo o país. "Eu acho que tinha de fazer os campeonatos no Nordeste, por exemplo, porque os times de São Paulo teriam dinheiro para ir até lá disputar, enquanto os times de lá não têm condições de ir para São Paulo", avalia. "Isso estimularia muito as meninas a jogarem", acredita.

Ana é dona de uma medalha de bronze conquistada no Pan de Santo Domingo-2003. No Mundial de Melbourne, em março deste ano, a seleção feminina de pólo terminou em décimo lugar. Contra o Canadá, a equipe brasileira perdeu por 6 a 3.