UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Corrida sobre rodinhas em ruas e pistas

Flávio Florido/Folha Imagem

Provas de patins começaram a ser disputadas no começo do século 20

A patinação de velocidade, assim como a patinação artística, tem origem na Idade Média, na Europa, e se dividiu em duas modalidades bem parecidas: a de verão, realizada em pistas e ruas, e a de inverno, disputada no gelo.

A patinação começou a ser praticada no gelo como meio de transporte, para atravessar lagos congelados. A prática passou para as quadras apenas no século 19, com a criação dos primeiros patins com rodas.

A invenção dos patins de quatro rodas, feita pelo norte-americano James Leonard Plimpton em Nova York, por volta de 1870, permitiu a criação de um esporte que não dependia do gelo para ser realizado.

Assim, surgiram os primeiros clubes criados para a prática da patinação, principalmente na Europa. Uma das primeiras provas conhecidas foi disputada na Bélgica em 1910, com uma distância de 40 km.

Em 1938, foi disputado em Londres o primeiro Campeonato Mundial da modalidade, com a realização de seis provas exclusivas para homens. As mulheres competiram em um Mundial pela primeira vez em 1954, na cidade italiana de Bari. No Pan, a modalidade fez a sua estréia em 1979, em San Juan.