UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Rinque: pode parecer estranho, mas o termo 'rinque' é o correto na patinação, já que ringue significa um tablado alto e cercado de cordas, onde se travam lutas, como boxe, jiu-jitsu, luta romana, luta livre, etc. Rinque é o local onde se patina.
  • Patinação caipira: a única pista de patinação do Brasil fica na cidade de Sertãozinho, no interior de São Paulo, onde acontecem os Campeonatos Brasileiros da modalidade. Como o município fica a 335 km de São Paulo, onde se localiza a Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), o técnico da seleção, o colombiano Ramiro Rivero, treina com seus atletas no estacionamento do Parque do Ibirapuera.
  • Nada de Olimpíadas: a patinação de velocidade tenta ser um esporte olímpico há muito tempo. Em 1992, o esporte chegou a ser incluído como demonstração no programa dos Jogos de Barcelona, na Espanha, mas acabou descartado devido ao interesse do Comitê Olímpico Internacional (COI) em diminuir o número de modalidades das Olimpíadas de Verão. Por isso, muitos atletas da patinação em velocidade migraram para a versão sobre o gelo.
  • Pioneira: a alemã Christa Luding Rothenburger foi a primeira mulher a ganhar medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno e Verão. Ela conquistou o ouro na prova de patinação de velocidade em 1000 metros nos Jogos de Calgary, no Canadá, em fevereiro de 1988. Sete meses depois, em Seul, Christa ficou com uma medalha de prata no ciclismo, modalidade de velocidade. Pedalar faz parte do treinamento para as provas de velocidade da patinação.