UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arquivo Pessoal

Nome completo:
Douglas Conceição Donato

Data e local de nascimento:
21/08/1988, em Mauá (SP)

Peso/Altura:
51 kg /1,54m

Residência:
Mauá (SP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan:
Décimo lugar

Douglas Donato

Na estréia brasileira da patinação de velocidade, Douglas Donato foi o décimo colocado, dos 12 participantes na prova de fundo.

Aos 18 anos, Douglas foi considerado o "elemento surpresa" pelo técnico e demais atletas da seleção de patinação de velocidade ao ser convocado para o Pan. "Quando fomos para a Colômbia, treinei muito, me dediquei integralmente ao esporte. Não faltei em nenhum treino. Seguia todas as orientações do técnico", explica Douglas.

Ele começou a patinar em 2003, quando foi convidado para participar do Campeonato Brasileiro. "Eu jogava hóquei no time de Mauá. Este convite foi feito pelo presidente do clube. Eu gostava do hóquei, e nem sonhava em profissionalizar", conta.

No primeiro Brasileiro, em Sertãozinho, chegou na última posição. Mas isso não desanimou o atleta. "Gostei da modalidade e comecei a treinar direito. No ano seguinte, fiquei em terceiro na primeira etapa da Copa Brasil", lembra.

"Comecei a treinar no Parque Municipal de Mauá", conta Douglas, que contou com uma ajuda de peso. "A Thalita (que também disputará o Pan) me ensinou muito. Ela é como uma mãe para mim", diz.

Em março de 2006, ele passou a integrar a seleção brasileira permanente. A seletiva ocorreu novamente em Sertãozinho. "Quando soube que estava na equipe, fiquei muito emocionado. A partir daquele momento, começou a passar pela minha cabeça que as coisas se tornariam sérias."