UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Nicolas Nilo César de Oliveira

Data e local de nascimento:
04/08/1987, em Belo Horizonte (MG)

Peso/Altura:
94 kg / 1,97 m

Residência:
Tucson (EUA)

Prova:
200 m livre

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro no revezamento 4x200 m

Nicolas Oliveira

Com Nicolas Oliveira na equipe, o Brasil desbancou os Estados Unidos no revezamento 4x200 m livre e conquistou mais uma medalha de ouro na natação do Jogos Pan-Americanos do Rio. Com uma reação inesperada do nadador na última passagem, a equipe, composta também por Thiago Pereira, Rodrigo Castro e Lucas Salatta, cravou o tempo de 7min12s27.

Nos Estados Unidos, onde treina e estuda comércio exterior,Nicolas Oliveira é conhecido como Nicolas Nilo, seu segundo nome. Ele entrou para a equipe universitária no ano passado e foi o único estreante que já garantiu a classificação para a NCAA, a liga de universidades nos Estados Unidos.

Na Universidade do Arizona, o brasileiro tem a chance de dividir eventualmente a piscina com grandes nomes da natação mundial, como o britânico Simon Burnett, o sul-africano campeão olímpico Ryk Neethling e o venezuelano Albert Subirats, recordista sul-americano dos 100 m borboleta e principal rival de um colega de Nicolas na seleção brasileira, o paraibano Kaio Márcio de Almeida.

Nicolas conquistou sua vaga nos 200 m livre antes mesmo da última seletiva, o Troféu Maria Lenk (antigo Troféu Brasil), disputado no início de maio. No Torneio Open, realizado em Vitória (ES), em dezembro do ano passado, ele marcou 1min49s31, passando da condição de quarto melhor para líder da prova no país. Nenhum outro atleta conseguiu superar seu tempo.

Nos 100 m livre, contudo, a história foi diferente. Pré-classificado com o tempo de 49s71, ele perdeu a vaga para Eduardo Deboni na seletiva, quando o gaúcho fez 49s57 ainda nas eliminatórias. Na final, Nicolas não conseguiu reverter a situação.

Mas ele estará na equipe do revezamento 4x100 m, ao lado de Deboni, de Fernando Silva, de César Cielo e de Thiago Pereira. Nicolas tem um histórico de bons resultados em equipes. Ele integra dois quartetos recordistas sul-americanos: 4x100 m livre e 4x100 m livre.

No Troféu Maria Lenk, ajudou o time do Minas a vencer o 4x100 m com recorde do campeonato (3min20s03). Ele fechou o revezamento e, quando caiu na piscina, seu grupo tinha quase dois segundos de desvantagem.