UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Nayara Ribeiro Ledoux

Data e local de nascimento:
27/06/1984, Vitória da Conquista (BA)

Peso/Altura:
49 kg / 1,55 m

Residência:
Salvador (BA)

Prova:
800 m livre

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Sétimo lugar

Nayara Ribeiro

Aos 23 anos, a nadadora Nayara Ribeiro disputou o seu primeiro Pan. E chegou a final dos 800 m livre, no qual ficou na sétima colocação.

Nayara sempre quis ser bailarina. Mas, aos oito anos, sua saúde frágil e uma faringite que não sarava por nada a levaram às piscinas.

A atleta só teve certeza de que era isso mesmo que queria - e sabia fazer - alguns anos depois, quando, aos 14 anos, venceu seu primeiro Sul-Americano, disputado em Vitória, e quebrou um recorde que durava dez anos da ex-nadadora Patrícia Comin.

Classificada para os 800 m livre ao lado da favorita Poliana Okimoto, Nayara diz que até gostaria de fazer como a paulista e disputar provas de longa distância, mas confessa que, apesar da origem, tem medo de mar. "Já realizei pequenas travessias lá em Salvador mesmo, mas tenho muito medo de mar e de tubarão!", diz Nayara, que treina na Fonte Nova.

Cursando faculdade de direito na FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciência), a nadadora divide o dia entre os treinos, musculação, os estudos e, quando dá tempo, cinema. Seu ídolo é Ayrton Senna. "Ele é um parâmetro para mim, por tudo o que realizou, o que conquistou, e o que representa até hoje para o país", divaga.