UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Diogo de Oliveira Yabe

Data e local de nascimento:
08/08/1980, em Londrina (PR)

Peso/Altura:
80 kg / 1,86 m

Residência:
São José dos Campos (SP)

Prova:
200 m e 400 m medley

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Quarto nos 400 m medley

Diogo Yabe

Diogo Yabe disputou o seu segundo Pan, onde teve uma boa performance nos 400 m medley (quarto), mas mais uma vez foi ofuscado por Thiago Pereira, que venceu com tranquilidade a prova.

Depois de um ano difícil de lesões, o nadador protagonizou uma das conquistas de vaga mais sofridas no Troféu Maria Lenk, última seletiva para o Pan.

Nas disputas de medley, sua especialidade, a atenção estava voltada para Thiago Pereira, que confirmou o favoritismo e levou a primeira vaga das duas provas, de 200 m e 400 m. Com o segundo melhor tempo, Lucas Salatta desistiu de nadar a prova, e Yabe baixou seu melhor tempo em três segundos, para fazer 4min22s46 e levar a segunda vaga. Dois dias depois, Yabe voltou a surpreender e conseguiu mais um segundo lugar, novamente atrás de Pereira, nos 200 m medley. A diferença entre os tempos dos nadadores é grande – Pereira tem 1m58s64 e Yabe, 2m02s28 – mas o nadador não desanima.

"Quando o Lucas desistiu, eu tinha um índice para ir atrás", afirmou ele que, nos treinos, fazia em torno de 4min30 e tinha um índice de 4min25. "Baixar três segundos o índice foi um salto muito grande. Mas na verdade baixei nove do que fazia nos treinos."

De volta ao país após uma longa temporada nos Estados Unidos, Diogo passou a treinar em São José dos Campos, onde passou a treinar com uma outra atleta que teria papel fundamental em sua volta por cima, a também nadadora Fabíola Molina, com quem se casou no ano passado.

“A Fabi me devolveu esperança para eu poder me superar. Ela é uma grande companheira além de me incentivar muito, e ser minha grande inspiração, já que ela continua sendo uma grande nadadora aos 32 anos”, elogia Yabe, de 26 anos.

Yabe foi o primeiro nadador da nova geração a superar um dos históricos recordes de Ricardo Prado, maior expoente da natação brasileira nas provas de quatro estilos. Mas perdeu terreno para Thiago Pereira e, nas Olimpíadas de Atenas, teve atuação apagada.

Yabe, que deixou o país cedo para treinar nos Estados Unidos, disputou a prova de 200 m medley e não conseguiu passar pela primeira eliminatória. Ficou em 26º lugar no geral, enquanto seu rival passou para a decisão, em que parou na quinta posição.

Para completar a má atuação, Yabe ficou longe de igualar sua melhor marca. Com os 2min03s86, ficou quase um segundo acima do tempo que obteve para se classificar para as Olimpíadas. Antes disso, Diogo não levou muita sorte nas competições internacionais. Foi desclassificado nas eliminatórias do Mundial de Barcelona-03 e voltou com dois sextos lugares (200 m medley e 400 m medley) do Pan de Santo Domingo, ficando atrás de Thiago Pereira, que ganhou medalhas em ambas as provas.