UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Allan Lopes Mamédio do Carmo

Data e local de nascimento:
03/08/1989, em Salvador (BA)

Peso/Altura:
60 kg / 1,68 m

Residência:
Salvador (BA)

Prova:
10 km maratona aquática

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze

Allan do Carmo

Menos badalado do que Poliana Okimoto, Allan do Carmo, de apenas 17 anos, também garantiu uma medalha para o Brasil na maratona aquática, prova estreante nos Jogos Pan-Americanos. Ele foi bronze nos 10 km, consolidando-se como uma das esperanças do país na modalidade, que também foi incluída no programa olímpico.

As boas condições para se praticar a maratona aquática na Bahia favoreceram a entrada e o desenvolvimento de Allan do Carmo na modalidade que fará sua estréia nos Jogos Pan-Americanos. O jovem de 17 anos começou a nadar aos dois, com a família. Como gostava das provas longas, de fundo, a transição para as maratonas foi natural. Aos 10 anos, ele fez a primeira prova, e não parou mais.

Com um calendário recheado de competições nas águas quentes da Bahia, Allan continua defendendo o ACEB, ao contrário da compatriota Ana Marcela Cunha, que deixou Salvador e passou a morar em Santos, no litoral paulista.

Dos muitos favoritos na disputa por uma vaga no Pan, Allan foi o único a confirmar sua posição, na seletiva realizada no dia 12 de maio, no Rio de Janeiro, que reuniu 20 atletas no total. Ele ganhou a prova dos 10 km com o tempo de 2h06, mas sofreu forte concorrência. O segundo colocado, Marcelo Romanelli, a zebra da seletiva, chegou apenas dois segundos atrás.

Allan chegou para a disputa com boa bagagem. Na temporada 2005-2007, ele foi bicampeão sul-americano juvenil. Em 2006, foi campeão dos Jogos da Odesur (Organização Desportiva Sul-Americana), em Buenos Aires. Só que a vitória foi nos 5 km, distância que não faz parte do programa do Pan-Americano.

Na atual temporada, Allan foi o melhor atleta pan-americano na disputa dos 10 km no Mundial de esportes aquáticos realizado na Austrália. Ele conquistou um 17º lugar na prova. “Acho que poderia ter sido melhor, mas do jeito que o nível foi forte, estou satisfeito com meu desempenho. Não senti a água fria nem mexida, mas levei uma pancada na boca, na primeira das quatro voltas”, justificou.

Na etapa de Sevilha (Espanha) do circuito de maratonas aquáticas da federação internacional, disputada no último dia 9 de junho, Allan conseguiu um sexto lugar. Porém, desta vez, acabou atrás de dois norte-americanos que podem ser seus adversários no Rio de Janeiro.

A diferença foi pequena. O brasileiro marcou 1h52min04, ficando apenas um segundo atrás de Charles Peterson, quinto colocado, e dez segundos atrás de Fran Crippen, que terminou em quarto.

Por seu desempenho, o atleta ganhou a confiança do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes. “O Allan pode surpreender, porque é um atleta jovem e já vem mostrando muitos bons resultados”, afirma. Confiança que ganhou mais um impulso com a medalha no Pan.