UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Levantamento teve apoio de dois presidentes

Arquivo Última Hora

Getúlio Vargas foi um dos grandes incentivadores do esporte no Brasil

A primeira evidência esportiva da modalidade apareceu apenas em 1898, na cidade da São Paulo. Mais precisamente na Zona Sul da capital paulistana, no bairro de Vila Mariana, quando um grupo de alemães fundou o Deutscher Athleten Klub. Antes, o esporte era visto no Brasil nos circos. Os pesistas levantavam uma barra de ferro com bolas nas extremidades.

As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo começaram a realizar torneios na primeira década do século 20. Porém foi só em 1980 que a Confederação Brasileira de Levantamento de Peso foi criada na cidade do Rio.

Dois presidentes brasileiros incentivaram o levantamento de peso. No final do século 19, o filho de Marechal Floriano Peixoto, Floriano Peixoto Filho, era um praticante do esporte. Com isso, houve o incentivo para a disputa de torneios no Rio.

Mas foi no Estado Novo de Getúlio Vargas que a modalidade ganhou impulso. O presidente acreditava que o levantamento de peso era uma alavanca para se constituir um "novo" homem brasileiro. Por isso, ele viabilizou a regulamentação da modalidade e em seu segundo governo, em 1946, autorizou a criação da Liga Força e Saúde, renomeada um ano depois para Federação Metropolitana de Halterofilismo.

Desde os anos 50, o Brasil foi representado por sete pesistas em Olimpíadas. A melhor colocação masculina foi a de Waldemar Viana da Silveira, em Helsinque, na Finlândia, em 1952. Ele levantou um total de 362 kg e ficou na 12ª colocação - a melhor do país em um torneio olímpico.

Maria Elizabete Jorge, então com 43 anos, foi a primeira representante brasileira no levantamento de peso em Olimpíadas, durante os Jogos de Sydney-2000. A brasileira estreou justamente quando a prova feminina entrou no programa oficial dos Jogos Olímpicos. A mineira de Viçosa conseguiu levantar 60 kg no arranque e 75 kg no arremesso, ficando em nono na categoria até 48 kg.

Nas décadas de 50 e 60, Bruno Barabani tornou-se o principal pesista brasileiro. Entre os anos 80 e 90, ele foi sucedido por Edmílson Dantas, que participou dos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos naquela década.

A primeira vez que este esporte apareceu nos Jogos Pan-Americanos foi em 1951. Entre as edições que participou, o Brasil conquistou no total 16 medalhas, mas nunca trouxe uma medalha de ouro para o país. No Pan do Rio, o único atleta da equipe brasileira com experiência nos Jogos é Wellisson Silva, que participou de Santo Domingo-2003 na categoria até 62 kg e terminou na oitava colocação. Desta vez, ele entra na disputa até 69 kg.