UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Atletas usavam pedras, rochas e troncos

AFP

Levantamento de peso é disputado desde a primeira edição do Pan

Na tentativa de demonstrar quem era o mais forte, homens da Antigüidade levantavam os mais variados objetos: pedras, rochas, ferros e troncos de árvores. Na antiga China, por exemplo, durante o governo da dinastia Chow - 1100 a.C. -, os soldados tinham que erguer uma série de pesos, como forma imprescindível de fazer parte do exército. Na Grécia também eram disputadas provas deste tipo. No século 6 a.C. - conhecido como "o século da força" -, o levantamento de grandes rochas estabeleceu as bases do atual halterofilismo.

Durante vários séculos, o levantamento de peso serviu para demonstrar o valor dos halterofilistas, uma façanha admirada entre os homens que se dedicavam a espetáculos circenses ou a exibições de força em tavernas.

Na segunda metade do século 19, o levantamento surge como esporte. A primeira escola foi fundada em Viena, na Áustria, por Wilhem Turk, campeão de halterofilismo da cidade. Turk também foi o responsável por organizar os métodos de treinamento iniciais. Em março de 1896, foi disputado o primeiro campeonato europeu, na cidade holandesa de Roterdã.

Ainda em 1896, o halterofilismo figurou no programa oficial dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, disputados em Atenas. O destaque foi o inglês Lauceston Elliot, que levantou 71 kg na modalidade de levantamento de peso com apenas uma mão. O primeiro campeonato mundial foi disputado em Viena, na Áustria, dois anos mais tarde.

Em 1920, foi fundada a Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF). Antes dessa data, o esporte era organizado pela Federação Internacional de Luta Livre. Desde a fundação da entidade, o levantamento de peso tem sido modificado constantemente, em busca do melhor desempenho. No Pan, a estréia aconteceu em 1951, em Buenos Aires.