UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Mariana Franceschinelli/UOL

Nome completo:
Julio César Santiago

Data e local de nascimento:
21/08/1981, em Viçosa (MG)

Peso/Altura:
94 kg / 1,60 m

Residência:
Viçosa (MG)

Categoria:
Até 94 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Nono lugar

Julio César Santiago

Julio Santiago foi o nono colocano nos Jogos do Rio. Estreante nos Jogos Pan-Americanos, ergueu 140 kg no arremesso e 170 kg no arranque, totalizando 310 kg. Ele sempre teve o pé no chão e sabia que uma medalha era uma tarefa muito complicada. "Só contando com muita sorte mesmo. Dependo do erro dos outros para faturar uma", disse Julio César Santiago antes do Pan.

Diferentemente de outros países e até de outros brasileiros, ele explica que o treino que ele leva em Viçosa é bem inferior ao de outros pesistas.

"Aqui não temos nem acompanhamento nutricional. Não usamos suplementos, por exemplo,", comenta o mineiro. E este foi um dos motivos que fez com que ele mudasse de categoria. "Toda vez que saio de um treino quero comer, e acabei engordando. Não queria ter que sofrer para manter o peso", explica.

Santiago compete na categoria até 94 kg. Ele começou no esporte em 2003 por influencia de seu irmão, que também é praticante do levantamento de peso.

"Se ele não tivesse sofrido uma lesão no ano passado, ele também poderia ter brigado por uma vaga no Pan", conta o mineiro.