UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fabiana Alves dos Santos

Data e local de nascimento:
03/11/1983, em Santo André (SP)

Peso/Altura:
69 kg / 1,67 m

Residência:
Santo André (SP)

Categoria:
Até 69 kg

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Quinto lugar

Fabiana Santos

Atletismo? Lançamento de martelo? Ginástica Olímpica? Bobslad? Não! Depois de tentar tudo isso, Fabiana Alves dos Santos foi para o levantamento de peso por incentivo de um amigo que treinava em seu clube.

“Fiz o teste e gostei”, comenta Fabiana, que jura ter levado a sério todos os esportes que praticou. “Nunca fiz nada como hobby, sempre pensava no profissional mesmo”, diz.

Fabiana cresceu muito rápido na modalidade. Ela acredita que isso se deve ao fato de ter treinado sempre com os meninos. “Isso que me ajudou muito, foi aí que cresci, evoluí”, comenta a pesista, que sempre teve apoio da família.

“Meus pais eram capoeiristas, acho que por isso sempre me incentivaram no esporte”. Mas e sua grande fã? “Minha irmã mais nova com certeza. Ela tem 13 anos e já está no atletismo. Ela sempre me acompanhou e fala para todo mundo sobre minha profissão”.

Fabiana é estudante do segundo ano de Educação Física, mas diz que isso não a atrapalha nos treinos. “Sempre estudei e treinei. Antes era colégio, agora é faculdade. É lógico que não dá para ter 100% de dedicação na faculdade, mas dá para fazer as duas coisas juntas sim”, explica.

A vaga no Pan foi conquistada pelos resultados obtidos nas competições de 2006. E no Rio de Janeiro, a pesista terminou sua participação com um quinto lugar, totalizando 195 quilos.