UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Crédito

Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

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Cabeçada: Kopfball

A

Área de combate: área de oito metros quadrados onde são disputadas lutas durante as competições

Área de perigo: Zona de um metro que está em volta do quadrado da luta e alerta os judocas de que a área de combate está terminando

Ashi-waza: Técnicas de perna

C

Chui: Séria penalidade aplicada ao judoca por uma falta grave; o oponente ganha um yuko quando isso acontece

D

Dan: Maior série de graduação do judô, que distribui, pela ordem, as faixas preta, vermelha e branca (também chamada de malhada) e vermelha

Dojo: Local de treinos do judô

F

Faixa: Parte do uniforme do judoca, a faixa serve também para diferenciar a graduação ao atleta. As cores variam de branca a vermelha

H

Hajimê: Ordem do árbitro para o início do combate

Hansoku-make: Desqualificação de um judoca por uma ofensa; o adversário ganha a luta automaticamente por ippon

Hantei: Pedido para que os juízes dêem uma definição

Hiki-wake: Indicação de empate

I

Ippon: Semelhante ao nocaute no boxe, dá a vitória automaticamente ao judoca. Ele pode ocorrer de três formas: quando se atira o oponente ao chão com força, velocidade e controle e ele cai de costas; imobilizando o adversário por 25 segundos; ou fazendo-o desistir da luta por uma imobilização, chave-de-braço ou estrangulamento

J

Judogi: O mesmo que quimono

K

Katame-waza: Técnicas de domínio no solo

Keikoku: Falta grave, que dá ao oponente um waza-ari

Koka: Menor unidade de pontos no judô, é obtida quando se derruba o adversário, atingindo apenas um dos quatro critérios necessários para o ippon ou imobilizando um oponente por um período entre 10 e 15 segundos

Koshiwaza: Golpe em que o judoca puxa o rival para fazê-lo perder o equilíbrio

Kyu: Menor série de graduação do judô, que distribui, pela ordem, as faixas branca, amarela, laranja, verde, azul e roxa (ou marrom)

M

Matê: Comando do árbitro que paralisa a luta temporariamente

N

Nage-waza: Técnicas de arremesso

Hansoku-make: Desqualificação de um judoca por uma ofensa; o adversário ganha a luta automaticamente por ippon

Hantei: Pedido para que os juízes dêem uma definição

Hiki-wake: Indicação de empate

Q

Quimono: Uniforme dos atletas, feito de algodão

O

Osaekomi: Comando do árbitro para que se inicie a contagem do tempo quando há imobilização

Osaekomi-toketa: Comando do árbitro para que se encerre a contagem do tempo quando há imobilização

Osaekomi-waza: Técnicas de imobilização

S

Shido: Punição imposta a um dos competidores por falta de combatividade

Shime-waza: Técnicas de estrangulamento

Shisei: Posição base para todos os movimentos

Sono-mama: Comando do árbitro para que o confronto no chão se paralise, com os judocas voltando a suas posições iniciais

Soremade: Comando do árbitro para encerrar o combate

T

Te-waza: Técnicas de braço

Tori: Judoca que aplica o golpe

U

Uke: Judoca que recebe o golpe

Ukemi: Queda

Ukemi-no-waza: Técnicas de amortecimento de queda

Ukiotoshi: Golpe em que o judoca prende o rival com as duas mãos e tenta levantá-lo

W

Waza-ari: Equivalente a meio ippon. É obtido quando o judoca derruba o adversário atingindo três dos quatro critérios necessários para o ippon, ou por uma imobilização de 20 segundos

Y

Yoshi: Comando do árbitro para continuar uma luta após uma paralisação

Yusei gachi: Vitória por superioridade

Yuko: Pontuação intermediária. É obtida quando o judoca derruba o adversário atingindo dois dos quatro critérios necessários para o ippon, ou por uma imobilização de 15 a 20 segundos

Z

Zona de segurança: Área exterior ao quadrado central