UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
O hipismo é o único esporte pan-americano em que homens (cavaleiros) e mulheres (amazonas) competem em uma mesma prova. As regras do hipismo variam de acordo com a modalidade: salto, CCE (concurso completo de equitação) e adestramento, todas disputadas individualmente e por equipe.

No salto, o cavaleiro tem de transpor de 15 a 18 obstáculos (postes duplos e paralelos, um fosso de água com 5 m, barras triplas, muros de tijolo, cercas e encostas), distribuídos por uma pista de 700 m a 900 m.

A prova de salto de obstáculos avalia a potência, a habilidade e a obediência do cavalo ao salto, além da qualidade da equitação do cavaleiro. Um conjunto é punido se cometer faltas, como derrubar ou desviar um obstáculo, refugar (recuar antes de dar um salto), ultrapassar o tempo limite, errar o percurso ou cair do cavalo.

O vencedor da competição é o atleta que cometer o menor número de infrações. Se houver necessidade de desempate e, nele, novamente os competidores "zerarem" o percurso, ganha aquele que finalizar o percurso no menor tempo.

No adestramento, percorre-se uma área demarcada de 60 m de comprimento por 20 m de largura. O cavaleiro tem de executar, dentro de um limite de tempo, uma série de figuras obrigatórias (as chamadas reprises), que podem ser círculos, movimentos diagonais e outras formas geométricas. Um grupo de jurados avalia a precisão dos movimentos e dá notas que variam entre 0 e 10.

Cada participante passa por três etapas: nas duas primeiras, são realizados movimentos obrigatórios. Já na última executa-se uma coreografia livre. Cinco juízes avaliam a apresentação, e o principal quesito é o controle do cavaleiro sobre o cavalo. Aspectos como a postura da cabeça e a posição das orelhas do animal são levados em conta. Falar com o cavalo ou fazer qualquer barulho é proibido.

No concurso completo, além do salto e do adestramento, os cavaleiros participam de uma prova cross-country, que simula uma cavalgada em ambiente natural. Inclui salto de obstáculos naturais (como tronco, cerca viva, tanque d'água), subida e descida de rampas.

O CCE é realizado em três dias. No primeiro, na prova de adestramento, o conjunto se apresenta aos juízes em um picadeiro, sem obstáculos, fazendo uma seqüência de movimentos obrigatórios. A pontuação obtida é transformada em pontos negativos para as próximas fases.

No segundo dia, realiza-se a prova de fundo, que é a etapa mais importante. Ela é dividida em percursos e caminhos, steeplechase (corrida de obstáculos) e cross-country (obstáculos naturais). A prova de saltos, no último dia, mede se o cavalo tem resistência para ultrapassar os obstáculos depois de três dias de competição. O campeão do CCE é o cavaleiro que somar o menor número de pontos negativos nas três etapas.