UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Arte UOL

Nome completo:
Saulo Francelino Tristão

Data e local de nascimento:
15/08/1988, Matão (SP)

Peso/Altura:
74 kg / 1,80 m

Residência:
São Carlos (SP)

Prova:
CCE

Cavalo:
Totsie

Participações no Pan:
Rio-2007

Participações no Pan:
Sétimo lugar no individual

Saulo Tristão

Aos 19 anos, Saulo foi o caçula da equipe brasileira de CCE no Pan e o que conseguiu o melhor resultado no individual, um sétimo lugar, com 74,20 pontos perdidos.

O jovem se interessou pelo esporte quando viu a equipe de saltos, com Rodrigo Pessoa e Doda, ganhar a medalha de bronze em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta.

Saulo faz Engenharia Aeronáutica na USP, em São Carlos, interior da cidade de São Paulo. "É coisa de infância. Sempre gostei de exatas. A minha vontade é de seguir na área de projetos", conta.

A paixão por cavalos e aviões faz o estudante se dividir com os problemas da faculdade e a rotina de treinos para os Jogos do Rio. "Alguns professores me apoiaram e outros não", explica.

Mesmo sem contar com apoio integral dos professores para adiantar as provas e abonar as faltas, o cavaleiro seguiu para Ribeirão Preto para o período de treinamento para o Pan com a equipe, durante o mês de junho.

O trabalho o ajudou a alcançar um de seus principais objetivos no Pan, que era melhorar sua montaria. "A equipe é formada por cavaleiros que são meus ídolos", ressalta o novato.

Saulo supera em apenas um ano a idade mínima necessária para participar da disputa do CCE - Concurso Completo de Equitação -, que é 18 anos.