UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Luiza Tavares Almeida

Data e local de nascimento: 07/09/1991, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Adestramento

Cavalo:
Samba

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze por equipe; 15º no individual

Luiza Tavares

Pode-se dizer que a vaga para o Pan-Americano caiu no colo de Luiza Tavares, inclusive a medalha de bronze no adestramento conquistada no dia 15 de julho de 2007. Integrante do grupo de sete atletas da seleção brasileira no começo do ano, ela foi dispensada para os Jogos pelo técnico sueco Eric Lette, que convocou inicialmente Pia Aragão, Renata Rabello e Jorge Rocha.

No final de junho, Pia teve um problema com seu cavalo e foi cortada pela comissão técnica. No seu lugar, Rogério Clementino, até então, reserva da equipe foi chamado. Luiza passou a ser, nesta época, a reserva principal do time. Foi ao Rio e treinou desde a semana que antecedeu ao Pan junto com os outros cavaleiros.

Foi na sexta-feira, véspera do primeiro dia de competição, que ela ganhou a vaga de titular. Jorge Rocha, experiente cavaleiro de 61 anos, o mais velho atleta de toda a delegação brasileira, teve uma súbita intoxicação alimentar e foi cortado pelo médico do Comitê Olímpico Brasileiro.

Nada é novidade para a garota de 15 anos que até as seletivas do adestramento, em abril, havia disputado apenas quatro competições como sênior. "Comecei no sênior em 2006. Fiz quatro provas até agora. Faz dois anos que estou no adestramento. Antes, fazia salto", conta ela.

Como fica de 8h às 15hs numa escola em São Paulo, ela treina apenas à tarde. Mesmo assim, vem conseguindo bons resultados. Tanto é que chamou a atenção de Lette. "Ele sempre me deu muita força. Com o tempo vou ganhar experiência", afirma ela, que agora tem a sua prova de fogo no Pan, no Complexo de Deodoro.

Com a medalha, ela e seus companheiros Renata Rabello e Rogério Clementino, encerraram um jejum de 24 anos sem medalhas nessa prova (a última havia sido em Caracas, Venezuela, em 1983). Na disputa individual, Luiza não foi tão bem, ficando em 15º e último lugar entre os competidores.