UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Existem três tipos de handebol: o indoor, mais conhecido no Brasil, o outdoor (ou de campo) e o de praia (beach handball). O indoor, única modalidade pan-americana, é disputado dentro de quadras fechadas e com sete jogadores em cada equipe. No outdoor, praticado em campos ao ar livre, são 11 de cada lado; os times de beach handball jogam com apenas quatro jogadores, incluindo o goleiro.

O handebol indoor é disputado em dois tempos de 30 minutos, com um intervalo de 10 minutos. Em caso de necessidade, uma prorrogação de dez minutos, dividida em dois tempos de cinco, é realizada. Se o jogo continua empatado depois do primeiro tempo extra, uma segunda prorrogação é jogada, novamente com dois tempos de cinco minutos. Se ocorre novo empate, a definição do vencedor é feita de acordo com o regulamento específico de cada competição.

A disputa é feita em quadras de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, com dois gols de três metros por dois metros. A área de gol é formada por uma linha e dois semicírculos a seis metros de distância. Já a bola, feita de couro ou material sintético, tem de 58 a 60 centímetros de circunferência para os homens, e de 54 a 56 centímetros para mulheres e crianças.

É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. O único que pode utilizar os pés é o goleiro, mas só se estiver na sua área. Os jogadores só podem segurar a bola por três segundos, mesmo que ela esteja no chão, assim como são permitidos apenas três passos com a bola na mão.

A área é exclusiva do goleiro: só ele pode pisar nela. O atacante que penetra na área é castigado com um tiro livre se for intencionalmente e não tiver a posse da bola. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que não prejudique o adversário (por exemplo, atrapalhando a saída de bola).

Se a bola tocar no goleiro -quando ele estiver dentro da área- e sair pela linha de fundo, é tiro de meta, e não escanteio. Só o goleiro pode cobrar o tiro de meta. Quanto às substituições, elas podem ser feitas a qualquer momento, mesmo com a bola estando em jogo.

O tiro de sete metros é ordenado apenas com a execução de uma falta grave sobre o adversário. No momento de sua cobrança, os jogadores de defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de nove metros. O cobrador deverá manter um pé fixo na linha de sete metros, não podendo invadi-la ou mover este pé.

O tiro livre é cobrado em mais casos do que o lance de sete metros: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; recuo para o goleiro; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, tiro de meta e sete metros; e atitude antidesportiva.

Entre as punições, há, além dos cartões amarelo e vermelho, a punição de dois minutos, em que o jogador é obrigado a desfalcar seu time durante este período, sem poder ser substituído. A punição é geralmente aplicada a faltas desnescessárias e substituições incorretas.

Se um jogador tomar o cartão vermelho (ou desqualificação), ele não pode permanecer no banco de reservas e seu time permanece durante dois minutos com um jogador a menos. Mais extrema que o cartão vermelho é a expulsão, utilizada em casos de agressão física e verbal ou em lances violentos. O jogador expulso não é substituído até o final do jogo.