UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Handebol era usado na preparação de ginastas

Divulgação

Bruno marca o gol da vitória do Brasil sobre a Argentina na final de 2003

Jogos utilizando a mão para controlar uma bola já eram praticados na Antigüidade. Um esporte chamado "urânia", praticado na Grécia com uma bola do tamanho de uma maça, foi citado por Homero em sua obra "Odisséia". Há registro de um jogo parecido na França, em plena Idade Média.

As origens do handebol moderno remontam ao final do século 19, quando era usado como complemento para treinar e preparar as ginastas. Em 1892, um professor de ginástica, Konrad Koch, criou o "raffballspied", com características muito parecidas ao handebol atual. Nessa época, na região da Boemia, se praticava um jogo nas escolas em que cada equipe era formada por sete jogadores. Era chamado de "hazena" e suas primeiras regras foram criadas em 1905.

Em 1898, um professor de ginástica da Dinamarca, Holger Nielsen, introduziu no Instituto de Ensino Médio um novo jogo praticado com uma pequena bola, chamado de "haandbol". O objetivo principal do esporte consistia em marcar pontos em um gol, de modo semelhante ao futebol, porém utilizando as mãos.

Mas o verdadeiro "pai" do atual handebol foi o professor de educação física alemão Max Heiser, que praticava com suas alunas em uma das principais avenidas de Berlim, em 1907, uma modalidade foi chamada de "torball". Dois anos mais tarde, um compatriota de Heiser, Karl Schellenz, inventou um novo jogo, batizado de handball, inspirado principalmente no futebol.

Depois da 1ª Guerra Mundial, o handebol ganhou popularidade e se converteu no esporte coletivo oficial da Alemanha. A primeira partida internacional foi disputada em 1925, entre uma equipe alemã e outra austríaca. Durante os Jogos Olímpicos de 1928, onze países fundaram a Internacional Amateur Handball Federation. As regras internacionais foram padronizadas em 1936.

Em 1933, Alemanha conseguiu a inclusão do esporte nos Jogos de Berlim, três anos depois. Naquela época, o handebol se jogava ao ar livre, com equipes de 11 jogadores, seguindo os padrões do futebol. Quando a modalidade se popularizou no resto da Europa, foram propostas modificações significativas, sobretudo no norte do continente, devido às condições climáticas mais severas. A principal proposta dos países nórdicos incluía a disputa de partidas em quadras cobertas e a redução no número de jogadores por equipe. As duas versões (quadra e ar livre) conviveram com igual popularidade até o final da década de 60.

Em 1965, o Comitê Olímpico Internacional aprovou a disputa do handebol de quadra -com sete jogadores por equipe- para os Jogos de 1972, em Munique. A modalidade feminina foi incluída na Olimpíada seguinte, em Montreal-1976. No Pan, entretanto, a estréia só aconteceu em Indianápolis-1987.