UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Ana Paula Scheffer

Data e local de nascimento:
18/08/1989, em Toledo (PR)

Peso/Altura:
52 kg / 1,71 m

Residência:
Curitiba (PR)

Participações no Pan:
Rio-2007

Participações no Pan:
Medalha de bronze no arco

Ana Paula Scheffer

O cantor Roberto Carlos ajudou o Brasil a conquistar a segunda medalha individual na ginástica rítmica na história dos Jogos Pan-Americanos. Ao som de "Emoções", um dos maiores clássicos do Rei, Ana Paula Scheffer ganhou o bronze na disputa do arco no Pan do Rio.

Ana Paula tomou um susto no início do ano. Durante a primeira semana de treinos em Curitiba para o Pan, ela fraturou o pé esquerdo ao ensaiar um salto e cair de mau jeito. O diagnóstico sugeriria que ela deveria parar por dois meses, sem contar o tempo necessário para reabilitação.

“Fiquei com medo, pois não era uma previsão muito certeira. Podia ficar parada por mais tempo que isso. Mas estava muito determinada e consegui voltar no tempo mínimo de recuperação”, diz.

Ela de fato voltou aos treinos com tudo e deixou para trás os estudos para se voltar exclusivamente aos Jogos do Rio. “Esse semestre eu só treinei. O vestibular não deu pra fazer”, afirma a paranaense, que quer cursar Educação Física em um primeiro momento e também pensa em Nutricionismo.

As seguidas partidas de uma vizinha de Toledo, Rafaela Alves, para os treinos de ginástica rítmica a instigaram para se tornar atleta. Até que ela decidiu acompanhá-la para ver do que se tratava. “Achei tudo muito bonito”, afirma. Rafaela parou no ano seguinte.

Ana Paula faz parte da seleção desde 2005 e foi para o Rio na disputa de individual. Ao contrário de sua companheira, Angélica Kvieczynski, ela possui mais experiência pela equipe. Já disputou um Mundial, o Pré-Pan, etapas de Copa do Mundo e competições na Europa.

Nos Jogos, ela apontava as ginastas de Canadá, Estados Unidos e uma do México como principais concorrentes. “A torcida faz a gente buscar mais.”