UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação/Internacional

Nome completo:
Tales Tlaija de Souza

Data e local de nascimento:
20/01/1990, em Porto Alegre (RS)

Peso/Altura:
64 kg / 1,68 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Clube em que atua:
Internacional

Posição:
Meia

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminado na primeira fase

Tales

O meia-atacante Tales é conhecido por sua habilidade e capacidade de improvisar na hora que o seu time precisa. Ele é mais um jogador de frente revelado pelo Inter nos últimos anos (some a esta lista Alexandre Pato e Luís Adriano, que foram decisivos na conquista do título mundial em 2006).

Segundo o seu treinador, Osmar Loss, ele tem plenas condições de chegar à seleção principal no futuro. "Quanto mais desafiado, melhor é o rendimento dele", contou Loss, que treina a equipe sub-20 (Tales tem 17 anos e já é titular).

O treinador cita o desempenho do meia-atacante na PSV Cup para provar o que está dizendo. "Ele foi eleito o melhor meio-campista em um torneio que tinha equipes como o Real Madrid e o PSV e que foi vencido por nós".

E foi na Holanda que Tales recebeu a notícia de que tinha sido convocado para o Pan. Ele contou ao site oficial do clube gaúcho que ficou sabendo da informação quando estava navegando pela internet. "Saí gritando pelo hotel", afirmou.

O seu treinador no Inter chega até a compará-lo ao atacante Robinho, do Real Madrid. "Ele tem extrema habilidade e é fora de série", justificou.

Na seleção brasileira sub-17, Tales, que mora com os pais em Porto Alegre, tem uma boa recordação do Sul-Americano da categoria, vencido pelos brasileiros.

Tales relembra com entusiasmo do gol que marcou contra a Venezuela. "Dei uma gingada para linha de fundo, o marcador caiu no chão, cortei para o meio e tirei a bola do lado do goleiro", contou.

No Pan, porém, Tales não conseguiu mostrar toda sua técnica. Ou não teve tempo suficiente. Afinal, o Brasil foi eliminado na primeira fase do campeonato. Com duas vitórias e uma derrota de 4 a 2 para o Ecuador, a seleção caiu de favorita para "time sem vergonha", como gritou a torcida no Maracanã.