UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Andréia dos Santos

Data e local de nascimento:
30/04/1977, em Lages (SC)

Peso/Altura:
53kg / 1,55m

Residência:
Águas de Lindóia (SP)

Clube em que atua:
Saad E.C.

Posição:
Meio-campo

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Maycon

A pequena Andréia tinha um problema durante a infância. Todas as suas irmãs eram mais velhas e eram obrigadas a sair para trabalhar. Tinha, porém, um irmão apenas um ano mais velho e vários mais novos. Para não ficar sozinha, brincava com a "patotinha". Se divertia com carrinhos e com a bola nos pés.

Logo aos seis anos, já mostrava talento para o futebol. "Baixinha", a meia-atacante gosta de driblar e tem a velocidade como sua principal característica.

Apesar de ser meia e também atuar no ataque, Maycon tem jogado na ala-esquerda pela seleção, substituindo a titular Rosana durante as partidas. Foi assim na Olimpíada de Atenas, quando a jogadora ficou na reserva, mas entrou em todas as partidas no final do segundo tempo, sem conseguir balançar as redes.

Após ficar um tempo sem clube - problema comum entre as atletas que atuam no futebol do Brasil - Maycon joga atualmente no Saad, tradicional clube do interior de São Paulo, ao lado das companheiras de seleção Formiga, Tânia e Daniela Lima.

A jogadora ganhou seu apelido durante a adolescência graças à "semelhança" com o cantor pop Michael Jackson, de quem é fã.

Maycon planeja retomar os estudos, interrompidos quando cursava o primeiro grau, quando encerrar a carreira como atleta. Após a aposentadoria, a jogadora pretende seguir a trabalhar com futebol, seja na área técnica ou administrativa.

Ao lado de Formiga, Maycon foi um dos alicerces no meio-campo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Ela ajudou o time a não marcar gols no torneio, além de liberar Formiga para chegar à frente, dando retaguarda à companheira.

O Brasil levou o ouro pela segunda vez consecutiva no Pan de 2007. Na primeira fase, a seleção brasileira venceu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.