UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação/COB

Nome completo:
Marta Vieira da Silva

Data e local de nascimento:
19/08/1986, em Dois Riachos (AL)

Peso/Altura:
58kg / 1,60m

Residência:
Ümea (SUE)

Clube em que atua:
Ümea SK (SUE)

Posição:
Meia-atacante

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Marta

A alagoana Marta, de 21 anos, é a grande craque da nova geração do futebol brasileiro. Atacante canhota, com muita habilidade, é uma excelente finalizadora. Prova disso veio no ano passada, quando foi eleita a melhor jogadora do mundo pela Fifa.

Entretanto, o melhor ano da carreira ainda estava por vir. Em 2003, com grandes atuações, foi uma das principais responsáveis pela medalha de ouro conquistada pelo Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, na República Dominicana. Ela também teve boa participação na campanha da Copa do Mundo, disputada nos Estados Unidos.

O desempenho nestes dois torneios abriu as portas da Europa para Marta. Sem clubes para atuar no país, ela foi para a Suécia, jogar pelo Umea IK. Além disso, foi eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como a melhor atleta de futebol do ano, competindo inclusive entre os homens.

Nas três primeiras temporadas, a jogadora marcou 63 gols. Nesta temporada, Marta é a artilheira da equipe no Campeonato Sueco com 18 gols em 13 jogos. O Umea é o líder da competição com 33 pontos, um a frente do segundo colocado.

Em Atenas, ela deu um show de bola. Com arrancadas impressionantes, comandou o ataque da seleção brasileira, e terminou a Olimpíada como uma das vice-artilheiras da equipe, com três gols.

No Pan-Americano do Rio de Janeiro, Marta voltou a confirmar seu talento. Além da artilharia da competição, com 12 gols, ela comandou a seleção brasileira na conquista do ouro.

Com grandes jogadas, dribles e muitos gols, a camisa 10 encheu os olhos de público e crítica no Pan. Depois da final do torneio, com a medalha de ouro no peito, Marta ainda foi homenageada ao imortalizar seu nome no hall da fama do Maracanã, estádio em que ela estreou no próprio Pan. A jogadora ficou ao lado de grandes nomes do futebol, como Pelé e Garrincha.

Na campanha de 2007, Marta jogou somente a partir da segunda partida, contra a Jamaica, pois teve que atuar pelo Umea, no dia 11 de julho (a estréia do Brasil foi no dia 12, contra o Uruguai). De cara, ela anotou o primeiro gol na competição.

Contra o Equador, a terceira partida do Brasil no Pan, Marta teve outra atuação destacada, marcando quatro vezes e dando assistências para Cristiane, sua companheira de ataque e que também anotou quatro gols contra as equatorianas.

No último jogo da primeira fase, 7 a 0 contra as canadenses, a camisa 10 marcou nada mais nada menos do que cinco gols, dando um show em seu primeiro jogo no Maracanã. No primeiro gol, Marta arrancou desde o meio-campo, ganhou na velocidade de duas canadenses, deu um corte que deixou ambas no chão, puxou para o pé esquerdo e colocou no canto do gol, de chapa. Um golaço.

Depois de uma atuação apenas razoável contra as mexicanas, Marta voltou a ser o destaque na final do Pan, contra os Estados Unidos. A melhor do mundo fez dois gols de pênalti e comandou o time ao ouro.