UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Grazielle Pinheiro Nascimento

Data e local de nascimento:
28/03/1981, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
54kg / 1,62m

Residência:
Botucatu (SP)

Clube em que atua:
Botucatu F.C.

Posição:
Atacante

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Grazielle

Durante toda a sua carreira, Grazielle jogou no ataque. Na última Olimpíada, o técnico Renê Simões, porém, viu outras qualidades na atleta. Ao observar a jogadora, rápida e habilidosa, o treinador encontrou a peça que faltava em sua seleção: a ala-direita.

Simões usou em Atenas o esquema 3-5-2, com Grazielle improvisada no lado direito. "A única diferença é que vou ter que ajudar na marcação, mas não deixo de ter liberdade para atacar", disse a atleta antes dos Jogos. E essa liberdade se transformou em bola na rede. Ela marcou um dos gols do Brasil na vitória de 7 a 0 sobre a Grécia, no encerramento da primeira fase.

Entre 2000 e 2003, quando ficou sem clube, Grazielle acabou esquecida pelos técnicos que comandaram o time feminino nacional. Não foi convocada para a Olimpíada de Sydney, nem para a Copa do Mundo ou o Pan-Americano. Porém, o atleta teve sua redenção na Olimpíada de Atenas.

Grazielle começou no futebol por influência do pai, dono de uma escolinha em Brasília. Lá, jogava contra meninos. Só foi enfrentar garotas aos 13 anos e demorou a se adaptar. Chegou a São Paulo em 1995 e jogou no Saad, no São Paulo e na Portuguesa até 2000, quando ficou desempregada. Só voltou a receber mensalmente de um clube no final de 2003, quando foi contratada pelo Botucatu.

O atacante teve uma experiência na Europa. Em 2006, passou seis meses na Espanha, atuando pela equipe do Levante. Em sete partidas, marcou nove gols, voltando depois para o Brasil para defender as cores do Botucatu neste ano.

E foi no Botucatu que a artilheira atingiu metas impressionantes neste ano pelo Campeonato Paulista. Em apenas cinco jogos, Grazielle anotou 26 gols, sendo 22 deles em apenas duas partidas. O time da atacante aplicou a maior goleada de toda a história da competição: 30 a 0 no Itapevense, no último dia 6 de maio.

Apesar do ótimo currículo de artilheira, Grazielle não participou dos jogos no Pan-Americano de 2007, na conquista do bicampeonato pan-americano do Brasil.

A seleção brasileira teve campanha irrepreensível em 2007. Na primeira fase, o time bateu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.