UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Reuters

Nome completo:
Cristiane Rozeira de Souza Silva

Data e local de nascimento:
15/05/1985, em Osasco (SP)

Peso/Altura:
61kg / 1,69m

Residência:
Wolfsburg (Alemanha)

Clube em que atua:
Wolfsburg (Alemanha)

Posição:
Atacante

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Cristiane Silva

Desde criança, Cristiane já estava certa do que queria. A mãe quis inscrevê-la no balé e na ginástica artística, mas o que a menina gostava mesmo era de jogar futebol na rua. Percebendo o talento, o pai resolveu inscrevê-la na mesma escolinha do irmão.

Aos 14 anos, Cristiane resolveu fazer testes para o Juventus. O sucesso no futebol de campo foi tão grande que em 2001, aos 15 anos, foi convocada pela primeira vez para a seleção brasileira.

Em pouco tempo, a atacante conseguiu se firmar na equipe, mas um longo jejum de gols colocou-a novamente no banco de reservas. A redenção ocorreu nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003.

Apesar das atuações irregulares durante a competição, Cristiane teve o privilégio de marcar o gol de ouro na final contra as canadenses. A partir de então, recuperou a auto-confiança e, em Atenas, demonstrou todo seu valor como atacante.

Cristiane começou os Jogos Olímpicos na reserva, mas acabou ganhando vaga no time com as lesões de Kelly e Grazielle na estréia contra a Austrália.

A partir do jogo contra a Grécia, no encerramento da primeira fase, o talento da menina de 19 anos começou a aparecer. E Cristiane se tornou uma das principais jogadoras do time.

Rápida e inteligente, ela se tornou peça-chave no ataque brasileiro. E virou a artilheira da Olimpíada com cinco gols, empatada com a campeã mundial Prinz, da Alemanha. Na final contra os Estados Unidos, por muito pouco Cristiane não garantiu a medalha de ouro. Nos últimos minutos da partida, ela teve uma excelente oportunidade, mas a bola bateu na trave.

Os Estados Unidos venceram o Brasil por 2 a 1 no gol de ouro, e ficaram com a medalha de ouro, deixando as brasileiras com a inédita medalha de prata.

No Pan do Rio de Janeiro, Cristiane foi um dos grandes destaques do time. A camisa 11 anotou oito gols, sendo dois na final contra os Estados Unidos, e ficou na vice-artilharia, somente atrás da companheira Marta, que teve 13 gols no torneio.

A seleção brasileira teve campanha irrepreensível em 2007. Na primeira fase, o time bateu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.