UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Andréia Suntaque

Data e local de nascimento:
14/09/1977, em Nova Cantú (PR)

Peso/Altura:
64kg / 1,72m

Residência:
Gijón (Espanha)

Clube em que atua:
Transportes Alcaine (Espanha)

Posição:
Goleira

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Andréia

Os primeiros passos de Andréia no esporte foram no vôlei, que praticou dos 12 aos 20 anos. Mas uma contusão no ombro, somada a sua baixa estatura, fizeram com que a atleta deixasse a modalidade.

A paixão por esportes, no entanto, fez com que Andréia procurasse o futebol de salão e o futebol de campo, no qual começou como zagueira e, graças à habilidade natural com as mãos, foi deslocada para o gol.

Próxima de completar 30 anos, Andréia é uma das atletas mais veteranas da seleção brasileira, tendo duas Olimpíadas na bagagem (quarto lugar em Sydney-2000 e segundo lugar em Atenas 2004). A goleira começou como titular em 1999, no lugar da também veterana Maravilha, que atuou em Atlanta-1996.

Agora no Pan, Andréia vive uma situação semelhante com a sua reserva, Bárbara, que teve grande destaque no Mundial sub-20 do ano passado ao defender dois pênaltis na disputa do terceiro lugar contra os Estados Unidos, se prepara para ser a sua sucessora.

Andréia teve uma boa atuação na Olimpíada de Atenas. Segura, ela só sofreu quatro gols, todos da seleção dos Estados Unidos. Na final, não teve como evitar o potente chute de Tarpley no tempo regulamentar ou a cabeçada Wambach na prorrogação. Mesmo assim, foi importante para a conquista da medalha de prata.

Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Andréia não sofreu nenhum gol. O Brasil conquistou a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva. Na primeira fase, a seleção brasileira venceu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0).

Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã. Quando se aposentar, a goleira brasileira, que já foi secretária e vendedora, planeja terminar sua faculdade e abrir uma academia.