UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Reuters

Nome completo:
Aline Pellegrino

Data e local de nascimento:
06/07/1982, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
70kg / 1,80m

Residência:
Salto (SP)

Clube em que atua:
Ceunsp/Salto

Posição:
Zagueira

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan do Rio:
Medalha de ouro

Aline

Aline precisou ralar muito dentro de campo não para convencer técnicos ou companheiros de seu talento, mas sim para ganhar o apoio do pai, hoje um grande incentivador da carreira da filha. E a luta deu certo. A jogadora voltou de Atenas com a medalha inédita de prata no peito, apesar de ter atuado pouco na Olimpíada.

A jogadora conheceu o futebol quando era chamada para "completar" um dos times nos jogos que os meninos de sua rua organizavam.

Ainda assim, a principal lembrança de Aline nesse período se refere ao ouro conquistado pelo vôlei masculino em Barcelona-1992.

Com formação em fisioterapia, a atleta vive uma nova fase na carreira. A equipe que ela atuava, a Unisantanna, foi desfeita, e praticamente todo o elenco migrou para Salto, interior de São Paulo, onde foi montada uma equipe em parceria com a Prefeitura Local e o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

Atualmente, Aline é capitã da equipe que se classificou em segundo lugar no seu grupo para os dois quadrangulares finais do Campeonato Paulista de Futebol Feminino, que foi paralisado em 16 de junho, mas retornará as atividades no dia 4 de agosto, logo após os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Mesmo sendo zagueira, Aline já anotou quatro gols na competição. A artilheira do Salto é a jogadora Andreza, com 12.

No Pan do Rio de Janeiro, onde o Brasil conquistou a medalha de ouro pela segunda vez consecutiva, Aline foi a capitã e atuou em todas as seis partidas. Ela comandou a defesa brasileira, que não tomou nenhum gol na campanha vitoriosa.

Na primeira fase, a seleção brasileira venceu o Uruguai (4 a 0), a Jamaica, por 5 a 0, as equatorianas, em goleada por 10 a 0 e o Canadá (7 a 0). Nas semifinais, as brasileiras passaram pelas mexicanas, por 2 a 0, e finalizaram com 5 a 0 sobre os Estados Unidos, na decisão disputada no Maracanã.