UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fernando Fischer Braga van Linschoten

Data e local de nascimento:
08/08/1984, em Blumenau (SC)

Peso/Altura:
66 kg / 1,74 m

Residência:
Curitiba (PR)

Prova:
Espada

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan do Rio:
Eliminado na 1ª fase no individual (19º) e 8º na espada por equipe

Fernando Linschoten

Fernando não esperava conquistar a vaga para os Jogos Pan-Americanos, mas com um pouco de sorte ele desbancou um dos maiores nomes da esgrima brasileira, Roberto Lazzarini. Acontece que o principal nome cotado para completar a equipe da espada nos Pan não conseguiu passar no teste físico exigido pela Confederação Brasileira de Esgrima e foi desclassificado. Como Fernando conseguiu, a vaga sobrou para ele.

"Estou feliz, mas não me sinto realizado. Não consegui a vaga da forma que eu queria, que era na seletiva", afirma Fernando. Porém, ele, que diz ser um grande admirador de Lazzarini, também se esforçou para representar bem o Brasil. O esforço não foi suficiente, e Fernando foi eliminado logo na primeira fase da disputa individual. Na prova por equipe, ele, Athos Schwantes e Patrício Runnacles ficaram na 8ª e última colocação.

Para participar do Pan, trancou a faculdade de Comércio Exterior e decidiu se mudar para o Rio de Janeiro, onde efetuaria uma carga de treinos mais volumosa. Aliás, foi no Rio que Fernando afirma que começou a treinar mais seriamente. Em contato com o esporte desde os dois anos, o atleta já praticou natação, judô, futebol e vôlei. Mas ficou mesmo na esgrima.

Hoje, com 22 anos, ele fiz que, apesar de treinar esgrima desde pequeno, nunca levou o esporte da maneira mais séria. Mesmo sendo tricampeão paranaense nos seus três primeiros anos na modalidade. "Quando comecei era mais por brincadeira, até meus 20 anos não levava muito a sério", conta.

Tanto era o descaso que, entre o intervalo de 2000 e 2002, Fernando parou com o esporte por um ano e meio. "Já estava meio cansado da esgrima e eu era muito novo para levar o esporte tão a sério". Além disso, foi nessa época que ele resolveu investir seu tempo na carreira universitária.

Porém, passado o período do jejum, Fernando foi assistir a uma competição de esgrima e a vontade de competir começou a voltar. "Fiquei com aquela vontade de competir, de viajar". Voltou. E agora não pretende parar tão cedo.