UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Ronaldo Hidemi Ono

Data e local de nascimento:
27/08/1973, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
1,71 m / 81 kg

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Defensor interno

Participações no Pan:
Mar del Plata-1995, Winnipeg-1999 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Ronaldo Ono

Ronaldo, o capitão da seleção brasileira, contou com a ajuda do patrão para se manter em forma para seu terceiro Pan-Americano. Funcionário de uma microempresa que trabalha na confecção de produtos odontológicos, ele teve a compreensão do chefe Américo Katayama, seu parceiro nos Jogos de Mar del Plata-1995.

O defensor interno, que também competiu em Winnipeg-1999, faltou em Santo Domingo-2003 devido à coincidência com faculdade e serviço. "Ficaria difícil conciliar. Tenho a sorte que dono da empresa foi ex-jogador de beisebol."

Segundo Ronaldo, Katayama era um dos veteranos em Mar del Plata e referência da equipe. "Foi um dos melhores arremessadores que já tivemos. Então ele entende e me dá mais liberdade nesses momentos. Esse ano em especial estamos treinando muito, e a empresa me ajudou bastante nesse sentido."

Ronaldo foi um dos quatro 'trintões' da seleção no Pan, que convivem com jogadores até 15 anos mais novos - como Gilmar Pereira, nascido em 1988. "Eles às vezes até brincam que sou o velho", conta o jogador, referência dos treinadores na hora de pedir um puxão de orelha na garotada em momentos de desconcentração.

"A gente tenta passar um pouco mais de tranqüilidade. Como capitão, sempre tenho um pedido ou outro dos técnicos, que são muito disciplinados, para dar uma conversadinha com alguém. Mas é normal da idade. Somos todos irmãos, falamos a mesma língua", completa.

Apesar do brilho efêmero na partida diante dos Estados Unidos, em que atuou de igual para igual na derrota por 7 a 5, o Brasil não teve boa campanha e ficou sem medalha. Além do revés diante dos americanos, a equipe perdeu da República Dominicana e ganhou da Nicarágua, a única vitória.