UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Rodrigo Watanabe Miyamoto

Data e local de nascimento:
16/02/1981, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
1,80 m / 86 kg

Residência:
Japão

Posição:
Arremessador

Participações no Pan:
Winnipeg-1999 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Rodrigo Miyamoto

O arremessador Rodrigo Miyamoto está próximo de completar uma década no beisebol japonês. Nos Jogos Pan-Americanos de 2007, ele teve a companhia de outros dois brasileiros do time da Yahama.

Esse convívio com os brasileiros deixa a vivência no país asiático um pouco mais agradável. "É muito bom encontrar com eles", disse o jogador, que estranha principalmente o clima do país. "Aqui é um pouco frio."

Mas uma certa frieza nas relações profissionais e esportivas já o apetece. Ele cita a "disciplina" como algo que mais gosta na cultura japonesa e afirma que não tem tratamento diferenciado - para o bem ou para o mal - por dirigentes, companheiros ou torcedores quando está em jogo.

Ele está casado com a brasileira Fabiana Zacarias Miyamoto há um ano e meio. Quando não está trabalhando ou jogando, sua preferência é ver "um bom filme com a esposa."

Rodrigo, que esteve com a seleção em Winnipeg-1999, foi descoberto por um "scout" em 1998, com uma competição pela seleção brasileira em torneios intercolegiais.

No Pan do Rio, seu segundo na carreira, Rodrigo não teve como ajudar o Brasil na fraca campanha, sem medalhas. Com duas derrotas (República Dominicana e Estados Unidos) e apenas uma vitória (Nicarágua), ficou a lembrança do bom momento na partida contra os americanos, em que o time teve boa atuação e foi derrotado por placar apertado - 7 a 5.