UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Ricardo Hideki Shimanoe

Data e local de nascimento:
01/03/1980, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
1,72 m / 84 kg

Residência:
São Paulo (SP)

Posição:
Receptor

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Ricardo Shimanoe

Ricardo Shinamoe certamente consegue enxergar o jogo de beisebol com os olhos 'do outro lado'. O receptor da seleção brasileira e hoje relações públicas chegou a largar a carreira de jogador para ser um treinador precoce.

Em 2003, com apenas 23 anos, ele se disse cansado da vida de atleta depois de atuar no beisebol japonês. "Eu jogava desde os cinco anos de idade. Depois da oportunidade de ir para o Japão, decidi pendurar as chuteiras." E trabalhou como treinador no Brasil por dois anos.

Quando a seleção, contudo, embarcou para partidas na Holanda, em 2005, ele foi procurado novamente. Para jogar. "Querendo ou não você sente falta do esporte. E também da amizade com eles [companheiros de seleção] também. Nós jogamos juntos há um bom tempo. Dá aquela vontade."

Fora do campo, o jogador trabalha em empresa de relações públicas em São Paulo. E conta com a ajuda do chefe para não ficar para trás na seleção. "Meu chefe também é do meio. É bem maleável e deu prioridade para eu me dedicar aos treinos."

A passagem que teve pelo Japão lhe custou a convocação para o Pan de Winnipeg-1999. Em Santo Domingo-2003, não foi à República Dominicana porque estava sentado no banco de reservas como técnico de um time no Brasil. No Rio, aos 27 anos, fez sua estréia nos Jogos.

Apesar do brilho efêmero na partida diante dos Estados Unidos, em que atuou de igual para igual na derrota por 7 a 5, o Brasil não teve boa campanha e ficou sem medalha. Além do revés diante dos americanos, a equipe perdeu da República Dominicana e ganhou da Nicarágua, a única vitória no Pan de 2007.