UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Cláudio Kenji Yamada

Data e local de nascimento:
23/12/1974, em Campinas (SP)

Peso/Altura:
1,75 m / 83 kg

Residência:
Paulínea (SP)

Posição:
Arremessador

Participações no Pan:
Winnipeg-1999 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Eliminado na primeira fase

Cláudio Yamada

Cláudio Yamada, 32, vive o beisebol como jogador há 25 anos. Além da predisposição ao jogo desde criança, o campineiro sempre teve o apoio dos pais, fãs diletantes da modalidade.

É por isso que, fora sua luva de lançador, outra coisa não faltou no Rio de Janeiro: o casal Akira Yamada e Tizuko Asan Yamada.

A confederação de beisebol conseguiu ingressos para os pais de Yamada e eles estiveram no Rio de Janeiro, a primeira vez que presenciaram um torneio grande no país.

O campineiro é mais um integrante da seleção que precisa repartir seus horários entre a vida profissional cotidiana com a rotina de atleta, um pouco sacrificada e ativada apenas ao final do expediente. Ele trabalha em uma loja de revelação de fotos em Paulínia.

"Sobra pouco tempo de treino. Da loja saio, vou para casa e aí pratico por duas horas diárias, em casa uma série de exercícios físicos, para explosão, resistência, alongamento e peso", diz. Os treinos técnicos são na casa dos pais e o companheiro é seu irmão gêmeo.

O calendário, porém, fica mais aliviado em anos em que torneios como Pan e Olimpíadas elevam a prioridade da seleção. "O período de competição [dos clubes] começa em meados de março e a abril e vai até o fim do ano, com a Taça Brasil, que junta os seis melhores do país", diz. Mas os jogos são apenas aos finais de semana. "Pois a maioria trabalha e estuda."

O Brasil não teve boa campanha no Rio de Janeiro. O time foi eliminado depois de duas derrotas, para República Dominicana e Estados Unidos, e apenas uma vitória, sobre a Nicarágua. Ficou, no entanto, a lembrança da partida contra os americanos, em que os brasileiros deram trabalho e perderam no fim, por 7 a 5.