UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Das quadras da ACM para o resto do mundo

Arquivo Folha

Brasil ganha ouro no Pan de 1987 com vitória sobre os EUA em Indianápolis

Único esporte de origem exclusivamente norte-americana, o basquete foi inventado no mês de dezembro de 1891 na cidade de Springfield, Massachusets, pelo canadense James Naismith. Educador físico da Escola para Trabalhadores Cristãos, Naismith recebeu um pedido de seu chefe para criar um esporte que pudesse ser praticado em quadras fechadas.

Depois de tentar, sem sucesso, adaptar os esportes mais populares para serem praticados em recintos fechados, Naismith decidiu inovar, tendo como base um jogo popular praticado na Holanda, "o Korf" - que significa cesta. Em duas horas, preparou as 13 regras do novo esporte, publicadas no dia 15 de dezembro de 1891. Pelas regras primitivas, as equipes seriam formadas por nove jogadores de cada lado -a metade de uma classe de 18 alunos, padrão da escola- e o jogo teria como objetivo o arremesso da bola dentro de cestos utilizados para a colheita de pêssegos.

O primeiro jogo oficial aconteceu em 11 de março de 1982, entre professores e alunos da Associação Cristã de Moços de Springfield. Sob os olhares de 200 pessoas, os estudantes ganharam por 5 a 1. O jogo ficou popular entre os alunos e rapidamente se espalhou para as localidades vizinhas. O Geneva College e a Universidade de Iowa foram os primeiros colégios a incluir as regras de Naismith. Em 1893, o Smith College, em Northampton, realizou o primeiro jogo entre mulheres. No ano seguinte, a Universidade de Yale incorporou o basquete ao seu currículo.

A primeira partida com cinco jogadores por time de que se tem notícia foi disputada no início de 1897, com um resultado considerado escandaloso para a época: Yale venceu a Pensilvânia por 32 a 10. Em 1898, foi criada a primeira liga profissional nos Estados Unidos, com seis times.

A Fiba (Federação Internacional de Basquete Amador) foi criada em 1932, com oito países fundadores. Seis anos depois, em Berlim, o basquete estreou oficialmente nos Jogos Olímpicos, embora já tivesse sido esporte de exibição em 1904, 1928 e 1932. No Pan, a estréia foi na primeira edição, em 1951, o mesmo ano da disputa do primeiro Mundial masculino. O Mundial feminino começou a ser realizado dois anos depois.