UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Brasil busca 1ª medalha depois de três Pans

Divulgação

Dupla brasileira atua contra a Jamaica no Mundial de 2006 da modalidade

O badminton nasceu no Brasil como esporte de competição em meados dos anos 80. Imigrantes chineses, belgas, ingleses, indianos, canadenses, mexicanos, indonésios e norte-americanos praticavam o esporte em clubes como a Associação Chinesa, Clube Internacional de Badminton de Campinas e São Paulo Atlético Clube.

A modalidade passou a ser praticada de forma organizada em 1984. A iniciativa de organizar o torneio partiu dos portugueses Luís Manuel da Fonseca Barreto e Eduardo São Simão, e os indonésios Bujung Witarsa e Ong Sioe Cking. Juntos, criaram a Associação Paulista de Badminton, a primeira entidade reconhecida pela Federação Internacional.

Neste mesmo ano foi organizada a primeira Taça São Paulo de badminton, com o apoio do governo que apontou os primeiros campeões oficiais de badminton no Brasil. Em 84 mesmo, uma representação brasileira tomou parte do 1º Campeonato Sul-Americano. Em 1985, o Brasil venceu o 2º Campeonato Sul-Americano, em Buenos Aires, Argentina. Em 1987, o país participou pela primeira vez de um campeonato Pan-Americano da modalidade, realizado em Lima, no Peru. Um ano depois foi fundada a Federação Paulista de badminton, tendo como fundadores a Associação Esportiva Dragão, a Hebraica e o São Paulo Futebol Clube.

Anos depois, em 1993, foi fundada a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), que contou com o apoio da Federação Catarinense, da Federação Paulista e da Federação de Badminton de Brasília.

Em 1995, o badminton brasileiro participou pela primeira vez do Campeonato Mundial de equipes mistas - a Surdiman Cup. Em termos de Olimpíadas, o Brasil nunca conseguiu vaga para participar das competições masculinas, femininas ou de duplas mistas.

No mesmo ano da estréia no Mundial, os atletas do Brasil participaram pela primeira vez dos Jogos Pan-Americanos. No Rio, terão a chance de conquistar a primeira medalha do país na modalidade.

A melhor colocação brasileira em Jogos Pan-Americanos foi a semifinal em Santo Domingo, tanto na prova simples, com Guilherme Pardo, como na prova em duplas, formada por Pardo e Guilherme Kumasaka. Já, a seleção feminina nunca passou da primeira fase.

Gulilherme Kumasaka é o atleta brasileiro do badminton com o maior número de participações em Pans: Mar del Plata, Winnipeg, Santo Domingo. Agora, o atleta de Campinas irá participar de seu quarto Pan-Americano, os Jogos do Rio de Janeiro.