UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Guilherme Kumasaka

Data e local de nascimento:
19/02/1978, em Campinas (SP)

Peso/Altura:
73 kg / 1,80 m

Residência:
Campinas (SP)

Participações no Pan:
Mar del Plata-1995, Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Bronze nas duplas

Guilherme Kumasaka

Na sua quarta participação nos Jogos Pan-Americanos, Guilherme Kumasaka conquistou, ao lado de Guilherme Pardo, uma inédita medalha para o Brasil na história do evento. O bronze nas duplas masculinas foi muito comemorado pelos atletas do badminton, que clamam por maior apoio ao esporte no país.

Aos 13 anos, o atleta começou o esporte por acaso. Três anos depois já estava integrando a seleção adulta. "Desde então, não saí mais", orgulha-se. São mais de dez anos dedicados ao badminton. Após tantos anos de treinamentos e competições, a medalha de bronze no Pan-Americano Juvenil, em 1996, é considerada uma das mais marcantes de sua carreira.

Por causa do esporte, teve a oportunidade de conhecer mais de 30 países. Natural de Campinas, Kumasaka acredita que o esporte é fundamental na vida de qualquer pessoa. "O esporte é tão importante quanto o estudo", ressalta o atleta que já participou de cinco mundiais.

Antes da disputa do Pan, Guilherme já se contentava com uma vaga na semifinal. "Uma medalha de bronze será um bom resultado", afirmava Guilherme, que concilia às três horas de treino com a profissão de arquiteto. Desde 1998 trabalha em escritório de arquitetura. Desenvolve projetos residenciais, comerciais, corporativos e industriais, além de fazer serviços burocráticos de aprovação, regularização e Habite-se de obras.