UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Kleberson Davide

Data e local de nascimento:
20/07/1985, em Conchal (SP)

Peso/Altura:
67 kg / 1,75 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
800 m

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de prata

Kleberson Davide

Em sua estréia em Jogos Pan-Americanos, Kleberson Davide surpreendeu ao sair da quarta posição no final, dar uma arrancada e terminar com a medalha de prata nos 800 m, com o tempo de 1min45s47, o melhor resultado de sua carreira. Com isso, superou até o brasileiro mais experiente na prova, Fabiano Peçanha, que repetiu o bronze conquistado em 2003.

Nascido em uma família humilde em Conchal, no interior de São Paulo, Kleberson já teve de parar para estudar para trabalhar e ajudar a família. O pai, que morreu no final de 2006, colhia laranjas. A mãe, quando não estava nos laranjais, vendia sorvetes. O garoto costumava acompanhá-los.

“Era uma vida muito dura. Tinha que acordar de manhã, ir para roça, não tinha horário para voltar. Mas era preciso. Eu colhia laranja, saía para vender sorvete com a minha mãe. Mesmo depois que entrei no atletismo, eu ia para os treinos, voltava e ia colher laranja. Não dava tempo de ir para escola”, lembra o jovem de 21 anos.

Vivendo do atletismo há cinco anos, porém, hoje ele conseguiu mudar esse quadro. Kleberson voltou para a escola e hoje cursa a sétima série do ensino médio. “Quero fazer faculdade de educação física. É meu sonho.”

Além disso, sua mãe não precisa mais trabalhar. “Hoje ela fica em casal, não faz mais nada. Foi uma decisão que a gente tomou, eu e o meu irmão. Agora que a gente ganha dinheiro, a mãe não iria trabalhar mais”, diz o atleta, contando que seu irmão trabalha em uma serraria.