UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
AFP

Nome completo:
Júlio César Miranda de Oliveira

Data e local de nascimento:
04/02/1986, em Paranavaí (PR)

Peso/Altura:
1,85 m / 97 kg

Residência:
São Paulo

Prova:
Lançamento de dardo

Participações no Pan:
Estreante

Campanha no Pan-07:
Oitavo lugar no lançamento do dardo

Júlio César Miranda

Júlio César começou no atletismo de maneira inusitada: para preencher o tempo livre. Sete anos depois, e após testar várias modalidades, o atleta optou pelo lançamento de dardo. E neste ano ficou em oitavo lugar no Pan-Americano do Rio de Janeiro, com uma marca de 67,92 m

No Troféu Brasil deste ano, Júlio foi o vencedor com 74 metros, marca bem distante do seu recorde pessoal, de 78,91 m. "No Pan, quero melhorar esta marca e brigar por uma medalha", afirmou. Não conseguiu.

Ele aponta o cubano Guillermo Martinez como um dos principais adversários. Mas Júlio tem travado uma boa batalha contra Alexon Maximiniano, seu principal rival no país.

Júlio César venceu o Troféu Brasil com uma diferença apertada para o rival (74 a 73,79 metros). Mas quem tem a melhor marca do ano é Alexon, com 78,57 m contra 76,52 m de Júlio.

O atleta tem como principais títulos o campeonato mundial de menores em Sherbrooke 2003 e o campeonato pan-americano de juvenis no mesmo ano em Bridgetown. Além disso, Júlio César ganhou bronze no Mundial de Juvenis em Grosseto 2004.

Paralelamente ao atletismo, Júlio César cursa Educação Física. Nas horas vagas, o atleta de Paranavaí (PR) gosta de passear no shopping.