UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
José Alessandro Bernardo Bagio

Data e local de nascimento:
16/04/1981, em Orleans (SC)

Peso/Altura:
65 kg / 1,80 m

Residência:
Timbó (SC)

Prova:
Marcha atlética 20 km - rua

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003, Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Oitavo lugar

José Bagio

No Pan de Santo Domingo-2003, José Alessandro Bagio foi desclassificado por ter flutuado (tirado os dois pés do chão). No Rio de Janeiro, ele terminou a prova sem infringir nenhuma regra, mas conseguiu apenas a oitava colocação.

Assim, no currículo do marchador, o destaque continua sendo o 14º na prova dos 20 km nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004, a melhor colocação de um brasileiro na história da marcha em Olimpíadas.

Aos 16 anos, José Bagio teve de tomar uma decisão difícil: precisaria deixar os treinos e os estudos de lado para poder trabalhar e complementar a renda em sua casa. De família humilde, o jovem de Orleans sabia que poderia despontar na marcha atlética, mas, como a necessidade financeira era grande, a solução era mesmo trabalhar.

Bagio, no entanto, não desistiu. Foi atrás do primeiro patrocínio - uma quantia modesta, cerca de cinqüenta reais - e voltou a treinar. Conquistou títulos na categoria mirim e júnior, como o Brasileiro dos 10 km e o vice sul-americano da mesma distância, ambos em 2000.

Já como profissional, o marchador foi vice-campeão do Troféu Brasil por três anos consecutivos -de 2001 a 2003, com vitórias de Sergio Galdino, conquistando o título finalmente em 2004, já com índice para as Olimpíadas. Bagio venceu também a Copa Brasil de marcha em 2001.

A classificação de Bagio para o Pan se deu pelo ranking, já que o atleta não conseguiu completar a prova no Troféu Brasil, qualificatório para os Jogos do Rio de Janeiro.