UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Gustavo Gomes de Mendonça

Data e local de nascimento:
10|04|1984, em Três Lagoas (MS)

Peso/Altura:
1,91 m / 129 kg

Residência:
Recife (PE)

Prova:
Arremesso de peso

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
11º lugar

Gustavo Mendonça

Na sua estréia em Jogos Pan-Americanos, o sul-matogrosense Gustavo Mendonça teve um desempenho regular no Rio de Janeiro, ao fazer a marca de 17,27 m no arremesso de peso, que lhe rendeu o 11º lugar.

Foi com intensa disputa no arremesso de peso no Troféu Brasil deste ano, que aconteceu no Ibirapuera, que Mendonça garantiu a medalha de ouro e a vaga nos Jogos Pan-Americanos.

Gustavo Gomes de Mendonça ficou é sul-mato-grossense, radicado no Recife. No dia 22 de junho, ele alcançou 17,86 m, melhor resultado do ano, o que lhe garantiu a vaga. Ronald Oliveira Julião, até então líder do ranking, com 17,81 m, marcou 17,21m. Perdeu a liderança para Mendonça, terminou em segundo, mas também assegurou vaga nos Jogos do Rio.

Gustavo e Ronald têm se revezado nas primeiras colocações nos últimos torneios, mostrando boa evolução na prova. "Fizemos uma preparação, em maio, de duas semanas com técnicos cubanos e já deu para sentir a melhora", contou mendonça, que tem 18,47 m como melhor marca pessoal, obtida no ano passado, ao site da Confederação Brasileira de Atletismo.

Em 2006, ele esteve durante 40 dias num camping em Havana. Mesmo antes do Pan, ele já se conformava em não conquistar medalha. "Não sei ainda quem vem, mas, pela tradição, os atletas dos Estados Unidos, Canadá e Cuba são os favoritos para as primeiras colocações", alertou, antes do início da competição.