UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Gladson Alberto Silva Barbosa

Data e local de nascimento:
16/08/1979, em Montes Claros (MG)

Peso/Altura:
1,64m / 55kg

Residência:
Ribeirão Preto (SP)

Prova:
3.000 m com obstáculos

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
Quarto lugar nos 3.000 m com obstáculos

Gladson Barbosa

Campeão dos 3.000 m com obstáculos do Troféu Brasil, o mineiro Gladson Barbosa se autodefine como vira-lata. Pode parecer depreciativo, mas para o corredor, é sinônimo de superação: "vira-lata sobrevive quando os outros não conseguem". No Pan do Brasil, ele quase chegou no pódio. Ficou em quarto lugar na prova, com o tempo de 8min40s32.

"Quando você sonha, trabalha e acredita, as coisas acontecem. Há dois anos, ir para o Pan-Americano era uma utopia e hoje é uma realidade. Minha carreira eu plantei, eu mesmo reguei e estou colhendo agora", orgulha-se.

A vaga para o Pan foi justamente a grande prova de que esse paulista de 27 anos sobreviveu a duras provações. No início da carreira, teve de fazer uma difícil opção: correr, estudar ou trabalhar. Uma das três atividades teria de ser deixada para trás. O sacrificado foi o estudo.

"No começo foi difícil. Tive de trabalhar para continuar competindo. E já fiz de tudo. Fui pedreiro, calheiro, operário em fábrica. Mas tudo valeu a pena", garante o atleta, que é patrocinado pelo seu antigo empregador, a fábrica 3M, na qual fazia fita isolante. "Era corrida também, para entregar tudo no prazo", lembra.

Gladson começou a treinar especificamente para o Pan há dois anos, quando, mais uma vez, teve de fazer uma opção: família ou o esporte. "Estou casado há um ano e cinco meses e, se for contar todo esse período, fiquei em casa só uns quatro meses. Esse casamento vai durar bastante", brinca o atleta.

Morador de Ribeirão Preto, ele passa a maior parte de seu tempo no Clube Pinheiros. Com isso, sua mulher, Daniele, ex-atleta e hoje universitária, fica longe. A lua-de-mel do casal, porém, já tem data marcada: agosto.

"Eu fiz uma escolha, abdiquei de muita coisa para ir ao Pan. Mas depois, em agosto, finalmente vai chegar a hora de ficar com a família, ver os meus cachorros, que são dois vira-latas, como eu".