UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Erivaldo da Cruz Vieira

Data e local de nascimento:
18/11/1980, em Assis (SP)

Peso/Altura:
80 kg / 1,84 m

Residência:
São José do Rio Preto (SP)

Prova:
Salto em distância

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Décimo lugar

Erivaldo Vieira

Na sua estréia nos Jogos Pan-Americanos, o paulista Erivaldo Vieira, 27, ficou com a décima colocação, ao saltar 7,44 m - mesma marca do compatriota Rogério Bispo. O vencedor foi o panamenho Irving Saladino, com 8,28 m.

Uma partida de futebol colocou em risco a carreira de Erivaldo no atletismo. Em setembro do ano passado, quando "batia bola" com os amigos, o saltador rompeu o ligamento do joelho esquerdo, precisou passar por uma cirurgia e ficou seis meses parado.

"Eu tinha agenda uma turnê de saltos na Europa, que foi cancelada, perdi a equipe São Caetano, perdi dinheiro", lembra. "Minha perna atrofiou muito, ficou do tamanho do meu braço", continua. E, ainda por cima, ele iniciou a temporada 2007, crucial na busca por uma vaga no Pan, sem ter feito o treinamento de base.

Mas, na primeira prova, no dia 25 de abril, venceu o Festival de Velocidade e Saltos da Federação Paulista, com 7,72 m. Um mês depois, também em São Paulo, saltou 7,86 m, ficando atrás apenas de Rogério Bispo, que será seu companheiro no salto em distância no Pan. Foi no início de junho, no entanto, que Erivaldo conseguiu a marca que o colocou na liderança do ranking nacional e mais perto da delegação para os Jogos.

Em La Paz, na Bolívia, ele registrou 8,04 m. Na última seletiva do atletismo, o Troféu Brasil, no dia 21 de junho, foi apenas terceiro colocado (7,80 m), mas sua melhor marca não foi ultrapassada por nenhum rival.

Desde 2001, Erivaldo é treinado por Aristides Junqueira, o Tide, que já orientou a estrela do salto triplo Jadel Gregório, recordista sul-americano da prova. E os dois saltadores têm mais um ponto em comum. "Eu sou recordista brasileiro em pista coberta no salto em distância, e o Jadel é no triplo", orgulha-se. Os dois quebraram o recorde na mesma competição, em Moscou, na Rússia, em março de 2006.

Antes de se dedicar aos saltos, ele fez parte de uma equipe de revezamento que contava com medalhistas olímpicos, como Claudinei Quirino e Edson Luciano. Depois da experiência, já em sua especialidade, terminou a temporada 2002 na vice-liderança do ranking brasileiro, atrás de Jadel. "Eu já comecei na elite", gaba-se.

Para se firmar entre os grandes, contudo, ele ainda precisa superar o problema na perna. "Eu me sinto muito bem, porque o meu médico me dá confiança, mas sei que a perna ainda não está 100%. Eu vou precisar fazer outra cirurgia, porque meu organismo não aceitou muito bem a placa que foi colocada no local. Só que vou fazer isso só no final da temporada", afirma.

Com relação ao desempenho no Pan, Erivaldo afasta qualquer receio. "Minha marca ainda não está na média, ainda está um sobe e desce, mas lá no Pan vai ser outra história. Em competições grandes, eu cresço", avisa o saltador.