UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Éder Antonio Souza

Data e local de nascimento:
15/10/1986, em Araraquara (SP)

Peso/Altura:
1,89m / 85kg

Residência:
São Paulo(SP)

Prova:
110 m com barreiras

Participações no Pan:
Estreante

Éder Souza

Quando Éder Souza tinha 15 anos, um jogo de futebol mudou a sua vida. Ele era o último zagueiro e o outro time deu um chutão para o alto, em sua direção. O atacante passou ao seu lado e o distraiu. Quando ele olhou novamente a bola, ela estava caindo, perto de seu pé. Ao tentar chutar, porém, ele levou um tombo.

"Depois disso, percebi que aquele esporte não era para mim". O futebol brasileiro perdeu um perna de pau, mas o atletismo ganhou um barreirista. Aos 20 anos, ele está classificado para os 110m com barreiras para o Pan, deixando veteranos de Olimpíadas como Márcio Simão, Redelen de Souza e Matheus Inocêncio para trás.

"O trabalho desse ano foi bem feito. Foquei bem meus objetivos e a vaga veio. É o sonho de um atleta", alegra-se o jovem de Araraquara, no interior de São Paulo. "Agora, é pensar no Pan, que é uma competição forte. Eu tenho que baixar meu tempo, mas acho que dá. Temos que vir com tudo".

Segundo ele, os principais adversários são os cubanos e os norte-americanos. "Os americanos são outra coisa. Qualquer tiro errado eles correm 13s00. Eu tenho que descer para uns 13s15, se fizer isso, estou bonito. Vou bater de frente com eles".

Eder começou no atletismo em 1999, quando começou a treinar com o professor Bonifácio. "Devo tudo a ele. Minha família sempre me apoiou, meus amigos também. Até 2004 minha família me ajudou. Mas quando eu mudei para São Paulo, passei a me manter pelo atletismo".

Cursando o primeiro ano da faculdade de educação física, Eder quer voltar para Araraquara após deixar as pistas, para ser treinador. "Quero voltar para o interior e servir de exemplo. Aqui em São Paulo tive espelhos e quero fazer isso. Voltar para Araraquara, passar a minha experiência", planeja.