UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Cláudio Richardson Vitória Campelo dos Santos

Data e local de nascimento:
16/10/1977, em Currais Novos (RN)

Peso/Altura:
68 kg /1,76 m

Residência:
Currais Novos (RN)

Prova:
50 km marcha atlética

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Sétimo lugar na marcha atlética

Cláudio Richardson

A participação de Currais Novos no Pan aumentou. O município do Rio Grande do Norte, que tem como esportista mais ilustre o velocista Vicente Lenílson, agora teve no Pan outro representante do atletismo, o marchador Cláudio Richardson dos Santos. Seu desempenho, porém, o deixou longe das medalhas: apenas a sétima colocação na marcha atlética.

Richardson conseguiu entrar para a equipe do Pan ao confirmar a segunda colocação no ranking nacional dos 50 km da marcha atlética, com o tempo de 4h22min51, registrado no dia 28 de janeiro deste ano, na Copa Brasil da modalidade, em Timbó (SC). Seu melhor resultado, contudo, veio no final de abril, na Copa Pan-Americana, no Balneário Camboriú. Ele terminou em oitavo lugar, com o tempo de 4h26min39.

“Foi uma luta de muito tempo. O esforço foi enorme, mas valeu a pena”, disse o atleta, ao saber que estava nos Jogos. Richardson divide seu tempo entre os treinos e o trabalho no salão de beleza da namorada Leninha.

Para complementar o orçamento e comprar suplementos alimentares, o atleta também conta com um inusitado reforço na renda: a venda de camisetas com sua foto, que os amigos estão comprando para torcer durante o Pan. Fora isso, ele recebe também uma bolsa de R$ 400 do Programa de Apoio a Atletas de Alto Nível e Jovens Talentos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Tanto a profissão de cabeleireiro como a carreira de atleta tiveram início de forma autodidata. Para aprender a fazer os cortes, ele comprou uma máquina e começou a treinar com os irmãos e os amigos. Depois, conseguiu uma clientela, que passou a atender a domicílio. Até ir para o salão da namorada.

No atletismo, ele começou aos 17 anos, quando voltou a morar em sua cidade natal, depois de passar dez anos na capital do Estado. Foi então que o estudante da sétima série foi fisgado por treinadores de um projeto de iniciação ao esporte que foram até o seu colégio para convidar os alunos a participarem das atividades.

Até então, Richardson tinha tentado apenas um pouco de futebol de campo e de salão, sem sucesso. “Eu era muito ruim, não tinha jeito não”, admite.

No projeto, ele começou a correr provas de 1.500 m e 5.000 m, até que um dia, resolveu seguir o colega Franciélio Souza no treino de marcha, e conseguiu acompanhar o ritmo. Não demorou muito para que ele ganhasse do colega mais experiente, em uma prova de 20 km.

Mas foi nos 50 km que Richardson conseguiu seus melhores resultados, incluindo quatro títulos na Copa Brasil, em 2000, 2002, 2003 e 2004. Em 2005, chegou a pensar em abandonar o esporte, por falta de incentivo. Mas resolveu voltar, e ainda conseguiu ir treinar em Blumenau, meca dos marchadores brasileiros. Em Santa Catarina, pôde se dedicar exclusivamente aos treinos.

Em novembro do ano passado, contudo, voltou para Currais Novos, depois de participar de um camping de treinamento na Colômbia. E retomou a rotina dupla de trabalho. “Eu estou sentindo diferença, percebo que agora demora mais para meu ritmo melhorar. Mas já sabia que seria assim”, diz. “Vou treinar na raça”, completa.