UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Celso Ficagna

Data e local de nascimento:
05/08/1975, em São Jorge D´Oeste (PR)

Peso/Altura:
1,73m / 63kg

Residência:
Campinas(SP)

Prova:
3.000 m com obstáculos

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
Sexto lugar nos 3.000m com obstáculos

Celso Ficagna

Celso Ficagna quase ficou fora do Pan-Americano. No começo do ano, ele sofreu uma contusão grave, uma lesão por stress na região da cintura. Ficou de janeiro a junho sem competir. Para ele, o Pan do Rio já era história. Em sua participaçã, ficou em sexto nos 3.000 m com obstáculos.

Sua volta às competições, porém, surpreendeu. Ele foi para a Bélgica e, com adversários fortes, conseguiu o tempo que o colocou no Rio 2007 logo em sua primeira prova no retorno às pistas.

"Eu estava desacreditado. Mas essa prova na Bélgica me animou. Foi o melhor resultado da minha carreira e eu ainda senti que poderia ter sido ainda melhor, eu tive dificuldades de alimentação e hidratação", conta o atleta paranaense.

Ficagna chegou ao atletismo pelo convite de um professor, o então atleta Gilson Wigers, após participar de uma corrida de rua em Concórdia, em São Catarina. Ele terminou em terceiro lugar, atrás só de dois profissionais. "Eu nunca tinha treinado antes e fiquei em terceiro. Não sei, de repente estava ganhando medalhas e continuei correndo".

Para isso, porém, ele teve de se dividir. "Nunca parei com a escola. Trabalhava de dia, estudava a noite. Hoje, sou formado em educação física e, quando parar de correr, quero ser treinador".

Para se preparar melhor para o Pan, ele foi para a Colômbia, treinar na altitude de Paipa, ao lado do medalhista de bronze olímpico Vanderlei Cordeiro. "Vou treinar na altitude e acho que posso fazer o melhor tempo da minha carreira no Pan. E se fizer isso, vou estar brigando por medalha", garante.