UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Carlos Eduardo Bezerra Chinin

Data e local de nascimento:
03/05/1985, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
83 kg / 1,95 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Decatlo

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Bronze

Carlos Chinin

Em seu primeiro Pan, o paulista Carlos Chinin, 22, conseguiu um bom resultado, ao conquistar a medalha de bronze no decatlo. A medalha veio apenas na última prova (1.500 m rasos), onde o atleta terminou em primeiro e conseguiu pontuação suficiente para superar o adversário norte-americano.

O desempenho no Pan foi o melhor da carreita do atleta. Com 7.977, ele quebrou o seu recorde pessoal para faturar o bronze na competição.

O atleta começou a treinar há apenas seis anos, por influência de uma professora. E, mesmo neste curto espaço de tempo, ele ainda teve de interromper sua carreira durante um ano, no final de 2005, por causa de uma fratura no pé. O atleta passou por duas cirurgias e só voltou no ano passado.

Mas, no retorno, ele conseguiu um bom incentivo, ao conquistar medalhas em duas competições importantes da temporada. Foi vice-campeão brasileiro em setembro, somando 7.261 pontos no Troféu Brasil, em setembro. Em novembro, venceu os Jogos da Odesur, correspondente ao Sul-Americano sub-23. No torneio disputado em Buenos Aires, na Argentina, Chinin totalizou 7.253 pontos.

A maior vitória, contudo, veio no final de junho deste ano, quando o ouro do Troféu Brasil assegurou sua vaga para o Pan. Na última seletiva do atletismo para os Jogos do Rio, Chinin marcou 7.854 pontos, assumindo também a liderança do ranking nacional do decatlo.

Entre as dez provas da modalidade, o atleta tem como pontos fortes o salto em distância, que ele venceu na seletiva, com 7,50 m. O ponto fraco é o salto com vara, prova em que ele ficou em segundo lugar no Troféu Brasil, com 4,40 m, vinte centímetros a menos que o vencedor Ivan Scolfaro, o outro representante brasileiro do decatlo no Pan.