UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Anselmo Gomes da Silva

Data e local de nascimento:
22/03/1981, em Guarulhos (SP)

Peso/Altura:
85 kg / 1,88 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
110m com barreiras

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Quinto lugar nos 100 m com barreiras

Anselmo Gomes

Anselmo Gomes liderava o ranking brasileiro dos 110 m com barreiras antes de disputar o Troféu Brasil, última seletiva do atletismo para o Pan-Americano. Mesmo piorando seu tempo, ele venceu a competição e confirmou sua vaga nos Jogos. Mas não foi bem e ficou fora do pódio ao conquistar apenas a quinta colocação, com o tempo de 13s72.

Sua melhor marca este ano foi 13s55, registrada no dia 13 de junho. No Troféu Brasil, ele foi mais lento, mesmo assim venceu a prova. "Não estava preocupado com o resultado. O que me importa mesmo é que estou no Pan", disse.

O recorde pessoal de Anselmo é de 13s33, registrado em 2005. Depois de enfrentar lesões no início da atual temporada, o barreirista acha que pode voltar a baixar seu tempo. "Agora, livre de contusões, posso deslanchar."

Anselmo começou no atletismo aos 16 anos, treinando hexatlo antes de se especializar nos 110 m com barreiras. Seu primeiro título expressivo foi o de campeão mundial universitário, em 2003. No ano passado, ele foi campeão ibero-americano e, depois de ficar com o vice no sul-americano 2006, venceu a disputa este ano, com 13s56.

Depois de conquistar as principais competições internacionais, o objetivo do atleta é entrar para a delegação brasileira que vai disputar as Olimpíadas de Pequim. Por enquanto, ele tem o índice A para a segunda competição mais importante do atletismo depois dos Jogos Olímpicos, o Mundial de Osaka, que será realizado em agosto.